Imagem divulgação
O longa-metragem "Depois da Chuva" recebeu Menção Honrosa do júri técnico do Festival de Vitória
O Festival de Vitória – 20° Vitória Cine Vídeo encerrou sua maratona cinematográfica com a entrega de 20 premiações e duas Menções Honrosas no palco do espaço Estação Porto, no Centro, neste último sábado (2). Ao longo de seis dias, foram exibidos curtas e longas de vários cantos do Brasil, além de animações, documentários – no Teatro do Sesi e na Estação Porto – e oficinas no Hotel Senac Ilha do Boi. Ao todo, cerca de 20 mil pessoas participaram da programação da 20ª edição do festival.
Na disputa pelo Troféu Marlin Azul, o grande vencedor na categoria longa-metragem foi "Avanti Popolo", de Michael Wahrman. Outro longa que se destacou para o júri técnico foi "Depois da Chuva", pela atuação do ator Pedro Maia, que recebeu Menção Honrosa "por sua grata e surpreendente estreia no cinema, trazendo autenticidade e vitalidade para o filme no qual se insere", como justificou o júri.
A Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens distribuiu 11 prêmios para oito diferentes filmes. O curta "Os irmãos Mai", de Thais Fujinaga, levou o Troféu Marlin Azul de Melhor Filme e ainda de melhor ator por Luis Mai e Recardo Mai. O curta aborda a história de dois irmãos de origem chinesa que saem pelo centro da cidade em busca de um presente para a sua avó.
E o público escolheu, por maior número de votos após cada sessão, o filme capixaba "Perto da minha casa", de Carolini Covre e Diego Locatelli. Por falar em capixaba, o júri técnico concedeu o Troféu Marlin Azul de Melhor Filme da Mostra para o documentário que investiga os ritos de passagem nas aldeias guarani do Espírito Santo, "Reikwaapa", de Ricardo Sá e Wera Djekupe. Segundo justificativa do júri, o filme “Sinal vermelho”, de Naiara Bolzan e Cristina Margon, também mereceu destaque de Menção Honrosa "pelo olhar que revela com sensibilidade por meio de imagens precisas a arte de personagens que muitas vezes passam despercebidas na paisagem urbana".
Outro capixaba que saiu vencedor no Festival de Vitória foi “Meninos do Arco-Íris”, de Herbert Bastos e Lamartine Netto, que levou o Troféu Marlene de Melhor Filme da Mostra Quatro Estações.
Na Mostra Corsária, em que são premiadas três obras como Melhor Filme – sem ordem de qualificação – saíram vencedores os curtas “O inverno de Zeljka”, de Gustavo Beck, “Olho Mágico”, de André Sampaio, e “Memória da Memória”, de Paula Gaitán.
As crianças, por sua vez, votaram no melhor filme do Festivalzinho e o vencedor do Troféu Marlin Azul de melhor curta dessa 14ª edição foi “João, o galo desregulado”, de Alê Camargo e Camila Carrossine. O filme será convidado para ser reexibido no Festivalzinho do próximo ano.
Vencedores dos concursos
Além da premiação de filmes, foram anunciados também os vencedores dos dois concursos do festival. O 2° Concurso de Mídias Alternativas, dentre 20 vídeos inscritos, concedeu o Troféu Marlin Azul e o prêmio de um aparelho Iphone 5 para o vídeo “Memória e afeto”, de Thaiana Gomes. Pela soma dos votos na internet, através do site do festival www.festivaldevitoria.com, recebeu o Troféu Marlin Azul do Júri Popular o vídeo "Você Suportaria?", de Sandy Vasconcelos.
Do 15° Concurso de Roteiro Capixaba, saiu vencedor o roteiro “Pássaro de Papel”, de Leonardo Alves Ferreira, que recebe R$ 20 mil do festival para produção do curta-metragem proposto no roteiro. O filme, realizado através do incentivo do concurso, será exibido na edição de 2014 do Festival de Vitória. O roteiro foi selecionado entre os mais de 40 inscritos na 15ª edição do Concurso.
Prêmios extras
André Sobral
Público lotou a Estação Porto para assistir a vários filmes exibidos no telão instalado no espaço
Este ano, o Festival realizou parcerias com empresas do segmento cinematográfico e vai premiar com cópias de DCP o Melhor Longa-metragem da Mostra Competitiva Nacional, “Avanti Popolo”, e o Melhor Curta-metragem da Mostra Competitiva Nacional ,“Os irmãos Mai”. O prêmio extra de longa é oferecimento da DOT e o de curta é da Mistika Pós Produção.
A ABD Capixaba também concedeu na noite de sábado o Troféu ABD para o curta-metragem capixaba “Abrigo ao sol”, de Emerson Evêncio. O filme foi exibido na Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens.
Exibições e festa
Após a cerimônia de premiação, o público ainda prestigiou o lançamento do curta “Doppelganger”, de Giandro Gomes, vencedor do Concurso de Roteiro em 2012. Na sequência, foi exibido o premiadíssimo “Tatuagem”, de Hilton Lacerda. Para celebrar o encerramento do Festival, no lounge do Estação Porto foi realizada uma festa sob o comando do DJ Dolores, músico pernambucano autor da trilha de “Tatuagem”. A festa também contou os DJ´s Regina Destéfani, Renato Costa Neto e Shita Yamashita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário