Cerca de 8 mil pessoas contaram com serviços gratuitos como emissão de documentos, atendimentode saúde, orientação jurídica, programas sociais e atividades de cultura e lazer levados hoje pela 30ªAção Integrada pela Cidadania para o bairro Novo Horizonte, na Serra. O evento em comemoraçãoaos dois anos do Programa Estado Presente, contou com a participação do governador RenatoCasagrande que no local anunciou a construção da primeira escola estadual de ensino médio do bairroe mais 4 mil vagas para o programa CNH Social para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitaçãogratuita.
“A construção desta Escola em Novo Horizonte atende a uma antiga reivindicação da comunidade.Será a primeira Escola de ensino médio da região e vai contemplar moradores do bairro e davizinhança. É uma importante ação do Governo, sobretudo por estar em um aglomerado do EstadoPresente, visando atender a quem mais precisa”, ressaltou o secretário de Estado da Educação,Klinger Barbosa Alves.
Além do anúncio da nova escola para o bairro Novo Horizonte, na Serra, o governador ampliou as chances dos capixabas participarem do Programa CNH Social. Foram abertas mais 4 mil vagastotalizando dez mil beneficiados pelo Programa. São seis mil vagas para a Região Metropolitana equatro mil para os demais municípios.
"A carteira de habilitação é mais que uma permissão para dirigir, nesse caso. É um meio de vida, umaforma de transformar a vida das pessoas para melhor por meio do trabalho, com dignidade. E essa éa nossa maior premissa, fazer mais para quem mais precisa, em todas as Regiões", destacou ogovernador.
“Moro em Novo Horizonte e fico feliz de ver a Ação ser realizada no meu bairro. Estou fazendo meu cadastro para tirar a carteira de motorista, porque não tenho condições financeiras para pagar e o evento está me dando esta oportunidade”, disse José dos Santos.
A programação do evento promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) incluiu também muita diversão para a criançada. A dona de casa Rosa Carvalho aproveitou o evento para levar os filhos para atividades de lazer. “Meu filho de sete anos faz parte da escolinha de judô. Ele fez uma apresentação com a turma e brincou na quadra de futebol. Enquanto resolvemos outros problemas, as crianças puderam se divertir e receber orientações sobre vários assuntos”, disse.
Serviços realizados
A Ação reuniu serviços de diversas secretarias do Estado, dos municípios e da sociedade civil.
Na tenda de educação para o trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), as crianças presentes no evento foram recebidas pelos integrantes da Turminha do Espaço Circular, que distribuíram juntos ao servidores do órgão mais de 5.000 materiais educativos voltados ao público infantil.
Os interessados em participar do Programa CNH Social também puderam tirar suas dúvidas e realizar a inscrição durante o evento. Sebastião Meirelles, morador de Vila Velha, foi o primeiro a ser atendido no estande do Detran|ES. “Essa é uma oportunidade muito boa do governo para a gente, que não tem condição de pagar por uma carteira de motorista. Eu vim cedo porque queria garantir que iria fazer a minha inscrição e não perder essa chance. Fui o primeiro da fila do CNH Social, agora é só aguardar a seleção” disse.
A Secretaria Estadual de Educação (Sedu) levou apresentações de cinco escolas da rede estadual. Os alunos das Escolas Marinete de Souza Lira e Germano André Lube, do Município da Serra e as Escolas Teotônio Brandão Vilela, Ana Lopes Balestrero e Jesus Cristo Rei de Cariacica, apresentaram lindas danças de balé clássico, hip hop, axé, capoeira e até um espetáculo de circo. No estande da Sedu, as crianças puderam assistir a teatros de fantoche e os coordenadores de pais também estiveram no evento para orientar e prestigiar os alunos.
A Vendinha Capixaba, oficina pedagógica que fala da importância das notas fiscais para o crescimento e desenvolvimento do Estado e dos municípios, foi levada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Quem passou por lá aprendeu que é por meio da emissão dos documentos fiscais que se tem o registro das vendas de produtos e serviços, o que é necessário para o recolhimento de impostos – aplicados em serviços como saúde, segurança e educação.
Com uma equipe de 11 pessoas, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) realizou um total de 62 atendimentos durante a Ação Integrada pela Cidadania. No local foram realizadas orientações sobre o Passe Livre do idoso, da pessoa com deficiência e do estudante. Também foram fornecidas informações sobre horários e itinerários de ônibus que circulam na Grande Vitória.
A Cesan levou para a Ação Integrada, seu escritório móvel de atendimento. Foram oferecidos serviços de remanejamento de endereço; informações sobre débitos em conta corrente; informações sobre aferição de hidrômetro; pedido de ligação de água e esgoto; informações sobre suspensão de abastecimento de água a pedido do cliente; separação de ligação de água; informações sobre segunda via da conta de água; denúncia de by pass (gato e/ou irregularidade na rede); reclamação de falta de água e vazamento de esgoto na rua; solicitação de carro-pipa; tarifa social e informação sobre consumo.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH) ofereceu aos participantes da ação serviços de orientações sobre como proceder em casos de violações de direitos, encaminhamentos para outros serviços públicos e oficinas motivacionais que são desenvolvidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Dona Maria Nilza Rodrigues, 64 anos, é aposentada e frequentadora do CRAS há quatro anos. Ela fez questão de junto com suas colegas participar da ação em Novo Horizonte. “Depois que passei a fazer parte da família do CRAS eu sou pura felicidade. O que está sendo feito aqui hoje é tudo de bom. Veja quantas pessoas estão recebendo atendimento. Só tenho a agradecer a Deus e a quem disponibiliza todo esse trabalho pra gente”, disse dona Maria Nilza.
A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) também participou da Ação. Profissionais de agências do Sistema Nacional de Empregos (Sine) foram mobilizados para prestar orientações, esclarecer dúvidas e dar dicas para o trabalhador. Postura, documentação, leis trabalhistas e dicas para montar currículo foram alguns dos temas abordados, atendendo cerca de 300 pessoas.
Além disso, uma oficina de artesanato visava ensinar e despertar o interesse das pessoas para uma atividade que pode ser convertida em renda ou até mesmo um passatempo. Foram beneficiadas 50 pessoas com a produção de caixinhas para guardar acessórios. A oficina teve participação de pais, mães e dos próprios filhos ajudando e dando ideias e se divertindo com as pinturas e técnicas de produção.
Ao longo do dia, a Defensoria Pública Estadual realizou cerca de 100 atendimentos de assistência jurídica integral e gratuita ao público. A instituição ajuizou ações para as seguintes questões: alimentos, execução de alimentos, divórcio, guarda, adoção, usucapião, 2ª via de certidão de nascimento e casamento, reconhecimento de paternidade extrajudicial, acordo extrajudicial, entre outros.
Uma das pessoas atendidas pela Defensoria foi Fernanda Silva Ribeiro. A dona de casa se separou há 20 anos, judicialmente, mas não realizou a averbação da separação no cartório. "Estou feliz e aliviada por regularizar minha situação. Sei que agora estou com a orientação correta e meu processo será resolvido rapidamente", comemorou.
A Polícia Militar levou o Cine Proerd, um desenho animado com duração de 10 minutos que conta a história de um personagem que se envolve com o mundo das drogas, mas recebe o apoio dos amigos para se livrar do vício. O filme atraiu, aproximadamente, 700 crianças que receberam orientação dos policiais sobre os malefícios causados pelo consumo de drogas lícitas e ilícitas. A atividade faz parte do Programa Educacional de Resistência à Drogas (Proerd) da Corporação.
Lanches, pula-pula, cama elástica, piscina de bolas, apresentação circense e teatro de bonecos também fizeram a diversão da criançada que também pôde aproveitar serviços como corte de cabelo e oficinas de pintura facial e jogos educativos.
O evento deste sábado marcou também a entrada oficial do Programa Jovens Valores nas ações do Estado Presente. O programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) seleciona estagiários para o Poder Executivo Estadual avaliando o perfil socioeconômico dos candidatos. Durante a ação, 150 jovens tiraram suas dúvidas sobre o programa e 24 se inscreveram para disputar as vagas disponíveis.
A Secretaria de Estado da Saúde realizou 1.500 testes rápidos de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites, distribuiu preservativos masculinos e femininos e também materiais educativos com orientações sobre dengue, tabagismo, aids, entre outros. A população também recebeu orientações sobre como parar de fumar e informações nutricionais. Além disso, uma equipe do SAMU 192 ensinou manobras de atendimento de primeiros socorros, como dicas de massagem cardíaca e engasgamento em crianças. Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma ambulância de suporte avançado do SAMU 192.
O Procon Estadual, por meio dos projetos Procon Móvel e Consumidor Cidadão, atendeu a 50 pessoas. A população foi orientada sobre os cuidados na compra de produtos, contratação de serviços e também registraram reclamações. Já o projeto Consumidor Cidadão, desenvolveu atividade educativa, interativa e lúdica com 200 crianças, propagando conhecimentos básicos sobre direito do consumidor e educando para o consumo consciente. Também foram distribuídas à comunidade cerca de 1.500 cartilhas educativas.
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) também participou do evento com um estande onde foram oferecidos cursos sobre os Tipos de Serviços em Restaurante - Garçom e Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos. Quem se inscreveu nos cursos também preencheu um cupom e participou do sorteio para atividades do turismo de aventura como rapel e voo duplo de parapente, além de poder levar de brinde uma das três casacas que foram sorteadas.
Nova escola
A construção da primeira escola estadual de ensino médio no bairro Novo Horizonte na Serra anunciada durante o evento está estimada em quase R$ 8,3 milhões, investidos pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
A escola terá 16 salas de aula, dois laboratórios de Informática, laboratório de Química/ Biologia, laboratório de Física/ Matemática, sala de preparo, sala de Artes, sala multiuso, biblioteca, rádio, grêmio estudantil, vestiários, pátio coberto, quadra poliesportiva, duas mini quadras, anfiteatro, auditório para 250 pessoas, banheiros masculino e feminino, cozinha, refeitório e setor de administrativo. Cerca de 1.920 alunos serão atendidos nos períodos matutino, vespertino e noturno.
O edital de licitação da obra foi publicado na sexta-feira (28), por meio do Instituto de Obras Públicas do Estado do Espirito Santo (Iopes), para a contratação de empresa para a construção da nova unidade.
CNH Social
No total serão 10 mil vagas para o programa CNH Social, sendo 6 mil para a Região Metropolitana e 4 mil para os demais municípios. O programa fornece o documento gratuitamente a novos motoristas ou aqueles que desejam adicionar mais uma categoria à carteira. As inscrições se encerram neste domingo (30) e podem ser realizadas pelo site www.cnhsocial.es.gov.br.
Podem se inscrever aqueles que estiverem comprovadamente desempregados há mais de um ano, beneficiários do Programa Bolsa Família, egressos do sistema prisional e alunos da rede pública de ensino que comprovem bom desempenho escolar ou que possuam renda familiar de até dois salários mínimos.
As vagas estão distribuídas em 30% para quem está retirando a primeira habilitação; 20% para adição de categorias A ou B e 50% para mudança de categoria D e E.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesp Gustavo Tenório / Sandra Dalton / Natália Magalhães Telefones: (27) 3636-1572 / (27) 3636-9928 / (27) 3636-1535 (27) 9961-0214 / (27) 9901-9862 / 9846-1111 E-mail: gustavo.tenorio1@gmail.com / sesp.ascom@gmail.com Assessoria de Comunicação do Detran|ES Eduardo Brinco (27)3137-2627 / 9943-7060 eduardo.brinco@detran.es.gov.br Karla Danielle Secatto (27)3137-1652 karla.secatto@detran.es.gov.br Fátima Negrelli (27)3137-1652 fatimanegrelli@detran.es.gov.br Vitor Possatti (27)3137-2627 vitor.possatti@detran.es.gov.br Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES
Nenhum comentário:
Postar um comentário