Carlos Antolini
Pessoas devem registrar os votos nas urnas instaladas nas unidades da rede municipal de ensino
Moradores de Vitória que desejam contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na rede municipal de educação e que desejam experimentar uma gestão democrática de verdade na cidade devem comparecer a uma das 99 unidades escolares da capital nesta terça-feira (2) e registrar o voto na eleição dos Conselhos de Escola.
Para esse processo, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) registrou 2.056 candidatos, entre alunos, pais, professores e servidores, que vão disputar cerca de 800 vagas de conselheiros titulares para o triênio 2013-2016.
Quem é candidato deve se apressar porque esta segunda (1º) é o último dia para a realização das ações de campanha. A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas participem do processo de votação nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). Nesta terça (2), além da votação, também haverá apuração, com divulgação do resultado nesta quarta (3). Já a posse dos novos conselheiros acontecerá no dia 8 de agosto.
"O Conselho de Escola é um instrumento importante para que pais acompanhem melhor a vida escolar dos filhos. Não é o diretor quem escolhe os conselheiros. A participação é democrática, envolvendo toda a comunidade", informou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
"A presença marcante de todos os segmentos, em especial de pais e alunos, torna maior a possibilidade de conferir melhorias em todo o processo educacional. Isso só é possível quando todos os sujeitos estão envolvidos e participando da gestão da escola", explicou a gerente de Gestão Democrática, Ivana Bello.
Yuri Barichivich
Conselho de Escola tem a função de propor melhorias para o processo educacional em Vitória
A atribuição do Conselho de Escola é prestar assessoramento à Seme nas questões relativas à vida da unidade escolar. "É importante ressaltar que a função de conselheiro é voluntária e sem remuneração. Os participantes, porém, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino, fazendo da escola um espaço de gestão democrática", complementou Ivana Bello.
Composição
O Conselho de Escola é composto pelo diretor da unidade escolar, representantes dos alunos (desde que tenham, no mínimo, 10 anos), dos servidores, dos pais e da comunidade. O tamanho do conselho varia por escola, podendo ser de 12 a 18 pessoas no total.
"Cada segmento elege seu representante. Aluno vota em aluno, professor, em professor, pais, em pais e comunidade, em comunidade", esclareceu o presidente da Comissão Eleitoral Central, João Jorge de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário