sexta-feira, 8 de março de 2013

120 novas vagas de qualificação profissional em presídios do ES




Auxiliar administrativo e almoxarife, cursos que podem garantir uma vaga no mercado de trabalho, especialmente para quem buscamudar de vida. Com o objetivo de proporcionar justamente essa mudança, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência,Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI) em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus) e o Sesi/Senaiofertam 120 vagas em quatro turmas dos cursos do Programa de Formação Inicial e Continuada para Transformar (Profic ParaTransformar) em penitenciárias.

No dia 18 de março, às 9h30, será realizada a aula inaugural do curso de auxiliar administrativo na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) para 60 detentas de duas turmas do regime semiaberto. Já no dia 19 de março, também às 9h30, os beneficiados serão 60 detentos de duas turmas do regime semiaberto da Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II) com o curso de almoxarife.

Os cursos possuem uma carga horária de 160 horas que, além de formação profissional, contempla segurança no trabalho, ética, cidadania, meio ambiente e empreendedorismo.

F.M. M., 27 anos, é um dos que foi certificado pelo programa em dezembro de 2012. “Desde os 19 anos estou preso e é a primeira vez que faço um curso e recebo um diploma. Isso me ajuda muito, me dá forças para seguir em frente. Estou prestes a concluir a 7ª série do ensino fundamental e tenho aprendido muito. Minha ideia é por em prática o que aprendi, montar o meu próprio negócio, voltar para a minha família e ajudar a minha esposa. O objetivo é crescer profissionalmente e mudar mesmo de vida”, comemora.

Para conhecimento teórico estudado no curso, diminuindo a reincidência criminal”.Jadir Péla, secretário da SECTTI, a formação profissional é uma ferramenta de ressocialização. “O objetivo é que ao final do cumprimento da pena, o detento adquira a possibilidade de inserção no mercado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário