Para garantir melhores condições para as famílias do campo que se encontram em situação de vulnerabilidade social os municípios do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local Norte Capixaba assinarão nesta quarta-feira (25), em Pinheiros, o termo de compromisso e adesão ao Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).
Com a adesão, os municípios de Boa Esperança, Ecoporanga, Conceição da Barra, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Montanha e Mucurici terão fortalecidos o apoio na execução do projeto PAIS, que precisa da parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Agricultura para se desenvolver.
O PAIS, uma parceria entre os Governos Federal e Estadual para findar com a fome na zona rural, proporciona às famílias do campo condições de cultivo de produtos mais saudáveis para consumo e comercialização, oferecendo além de capacitação, um modelo de produção sem uso de agrotóxicos, integrando produção animal e vegetal em um ambiente ecologicamente equilibrado e diversificado.
Desde 2011, início da entrega dos kits compostos por sementes, caixa d’água, cerca, entre outros materiais que viabilizam a execução do modelo PAIS, 540 famílias capixabas foram beneficiadas com os materiais disponibilizados pelo Governo. Um investimento de mais de R$ 3,3 milhões.
Para fechar o atendimento, ainda falta ser entregue a segunda fase do projeto, que oferece além de galinha, galo e sementes, uma barraca de feira para que o produtor possa comercializar seus produtos e assim garantir renda para sua família.
Na próxima terça-feira (02), será a vez dos municípios do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local do Itabapoana, composto pelos municípios de Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy e São José do Calçado assinarem o termo de adesão ao projeto PAIS. A solenidade da região Sul será em Guaçuí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário