quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Vila Pavão adere ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo


                           O município de Vila Pavão assinou na manhã de ontem (terça-feira, 19), o termo de adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), programa  que busca a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes começando pela educação infantil, até os últimos anos da ensino fundamental,  envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado a sua idade e nível de escolarização.
                          A solenidade de assinatura do termo de adesão ao programa,  realizada no auditório da EMEF Professora Esther da Costa Santos contou com a presença do prefeito Irineu Wutke, do vice-prefeito José Wilson Vieira, secretária municipal de Educação Arlete Ramlow de Souza, superintendente regional de Educação de Nova Venécia  Mardel Borges Colombi Sebim, diretores de escolas do município,  vereadores, servidores da educação, entre outros.  O secretário de Estado da Educação, Haroldo Correia Rocha veio acompanhado do coordenador do Paes,  Jose Roberto Martins Aguiar. Eles foram recepcionados pelas rainhas da 20ª Pomitafro e integrantes do grupo Infantil de danças típicas Pomitafro.
                            Vila Pavão é o 49°município capixaba a aderir ao Pacto que será posto em prática nos municípios já no ano letivo de 2018.  Como destacou o secretário de Estado da Educação Haroldo Correia  Rocha, as ações do programa serão implementadas em regime de colaboração com o município. Prevê discussões permanentes,  capacitação de professores e gestores municipais, além de outras iniciativas. “O Paes é um regime de colaboração com foco na aprendizagem.  Se a criança passar pela escola e ela não aprender, a escola falhou”. Afirmou.
                               O programa é uma experiência que o Governo do Estado traz para o Espírito Santo, inspirada na experiência do estado do Ceará. Está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão - que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando otimização de recursos e potencialização de resultados.
                            A secretária municipal de Educação Arlete Ramlow de Souza, enfatizou que o pacto chegou para somar.  “Estamos felizes em receber a equipe da Sedu para finalmente concretizarmos a adesão do município ao programa.  Lá no início, quando participamos das primeiras reuniões para conhece-lo,  foi dito que não existe pacto sem metas e foco. Eu acredito no programa porque nós temos metas bem definidas no nosso Plano Municipal de Educação, além de foco e uma política que chega à sala de aula. Mas  para que  tudo isso aconteça,  é necessário o envolvimento de toda comunidade escolar e quando paramos para pensar, vemos que isso não é difícil, vez que em Vila Pavão,  já temos uma equipe de profissionais muito comprometida com o que faz, sempre buscando o melhor para os alunos e suas famílias”, disse.
                      A secretária finalizou seu pronunciamento pedindo a colaboração do Secretário de Estado da Educação, no sentido de reforçar a educação dos anos finais do município,  que segundo ela,  precisa avançar mais.
 O prefeito Irineu Wutke destacou que é importante a adesão de Vila Pavão ao movimento. Primeiro porque sozinho o município não é capaz de realizar todas as ações em prol da educação. ”Da mesma forma,  essa parceria Estado/Prefeitura é necessária para outras necessidades do município, como por exemplo, as áreas sociais (saúde, educação e assistência social), onde estão as maiores demandas e onde sabemos de antemão que fazem a diferença no futuro de toda a população, especialmente das crianças”, disse.
 -----------------------
Cléber Sabino

Assessor de Comunicação da Prefeitura de Vila Pavão-ES.

MTB-ES 1.410 - Tel.: (27) 3753-1001 - (27) 9 99-621857

Nenhum comentário:

Postar um comentário