sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Nova Venécia vai declarar situação de emergência por causa das chuvas

                  Defesa Civil aponta prejuízo de mais de R$ 1 milhão. 38 famílias ficaram desalojadas e 9 desabrigadas
                           A intensa chuva que atingiu o município de Nova Venécia, na tarde da última terça-feira (5), deixou a cidade arrasada. Muitas pessoas perderam tudo. O último levantamento da Secretaria Municipal de Ação Social é de que 38 famílias ficaram desalojadas e 9 desabrigadas. Muitas já retornaram para suas casas e outras ainda permanecem em abrigos ou na casa de parentes e amigos.
                           Com um levantamento mais detalhado sobre os danos causados no município, a Defesa Civil vai apresentar, ainda nesta sexta-feira (8), o documento ao prefeito Lubiana Barrigueira para que seja feito o decreto de emergência. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Alderiones Leite, os estragos são grandes e a cada dia são encontradas novas situações de risco. “Agora mesmo estamos indo com a equipe analisar mais quatro casas que apresentam riscos de cair. Se realmente for confirmado, a Secretaria de Ação Social faz a retirada das famílias e levam para um abrigo. A Defesa Civil já está com o levantamento documentado com fotos e números dos danos causados pela chuva. O prejuízo é enorme no município, passando de R$ 1 milhão”, afirma Leite.
                   “Com o reconhecimento de situação de emergência, temos possibilidade de captar recursos junto aos governos estadual e federal para minimizar os graves problemas ocasionados”, explicou o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira.
                    Na última terça-feira, foram registrados 156 milímetros de chuva no intervalo de seis horas. Para se ter ideia, a média normal esperada para o mês de dezembro é de 200 milímetros. Ruas ficaram esburacadas e blocos, paralelepípedos e meios-fios foram levados pela força da correnteza. A Avenida Guanabara foi um dos locais mais arrasados. Os bairros Aeroporto, Iolanda, Rúbia e Margareth também ficaram bastante destruídos.

                    Recuperação
                   A Prefeitura tem concentrado a maior parte de sua estrutura para recuperar o município e reabilitar as famílias venecianas. A Secretaria de Obras tem trabalhado lavando residências com carro pipa, recuperando ruas e eliminando pontos que ainda estão alagados. Já a Secretaria de Agricultura tem concentrado as máquinas pelo interior na recuperação de estradas e barragens. Na região do Córrego Refrigério, seis represas estouraram e a estrada permanece interditada, na altura da comunidade de Nossa Senhora da Saúde.

                     Doações
                 








A campanha continua. Muitas famílias perderam tudo e precisam de doações. Muitos voluntários, juntamente com entidades venecianas, estão se mobilizando doando utensílios. Agora, a Secretaria de Ação Social desenvolve uma campanha para arrecadar principalmente alimentos, materiais de limpeza, móveis e eletrodomésticos. As doações devem ser encaminhadas ao Centro de Convivência do Idoso (CCI), situado na Rua Santa Tereza, bairro Beira Rio, próximo ao hospital São Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário