segunda-feira, 10 de julho de 2017

Nova técnica de secagem de café e políticas públicas para a agricultura Familiar

         Pela segunda vez esse ano Ibatiba mobiliza agricultores para um Dia de Campo com a difusão de novidades e acesso a informação

Representantes do governo federal e estadual estiveram presentes
                   Com a ideia de promover conhecimento que fomente a agricultura familiar, o Dia de Campo, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Ibatiba, a última quarta-feira (5), mobilizou mais de 100 pessoas, de pelo menos 4 municípios capixabas, que vieram buscar conhecimento aqui na fazenda Pai Herói, do Sr Jocenir Gomes. O evento envolveu a esfera Federal, Estadual e Municipal de governo.
            O prefeito Luciano Pingo e o secretário municipal de agricultura, Antônio Gomes, deram as boas vindas aos presentes e agradeceram aos parceiros ali representados, entre eles o Incaper, Sicoob, Sindicato Patronal de Iúna e Associações de Agricultores.
            No evento foi realizada a apresentação de um novo processo de secagem de café utilizado na propriedade, as “caixas secas”. “Esse modelo funciona, estamos tirando o café direto do despolpador para a caixa, tivemos redução de custo de pneu, combustível e energia, e aumentamos a produção de café de qualidade”, registrou o agricultor Márcio Gomes, que disse que foi procurado pela Secretaria municipal de agricultura para abrir sua propriedade para esse evento com o objetivo de propagar sua experiência.

A programação ainda contou com três palestras sobre políticas públicas para agricultura familiar no âmbito das três esferas de governo.
Representando a esfera federal no evento, o delegado federal de desenvolvimento agrário no Estado, Aurelino Nogueira da Costa, frisou que o evento era um “momento de oportunidades”, já que as informações seriam “chaves” para “abrir as portas das políticas públicas” para os agricultores.
                Suas palavras foram reforçadas pelo representante da Secretaria Estadual de Agricultura (SEAG), o gerente da agricultura familiar, José Arcanjo Nunes, que informou que existem muitas oportunidades de créditos e recursos para o agricultor familiar, e comentou que o município de Ibatiba estava no caminho certo, com a política de organização da casa promovida pela atual administração.
             “Gosto de vir a Ibatiba, porque estou vendo as coisas acontecerem no município. Ibatiba está em sintonia com o governo do estado, organizando recursos e pagando as contas em dia”, registrou o Gerente de Agroecologia do Estado, Marcus Magalhães. Marcus também destacou a importância do evento, “temos aqui hoje, em Ibatiba, agente federal, estadual e municipal falando a mesma língua”... “É fantástico que o Antônio (Secretário Municipal de agricultura) tenha conseguido mobilizar pela 2ª vez, só esse ano, tantos agricultores para eventos com esse”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário