segunda-feira, 31 de julho de 2017

Cooperados da Veneza adquirem primeiras bezerras do programa MaisGenétika


                  Cooperados da Veneza começam a adquirir as primeiras bezerras provenientes do programa MaisGenétika de Fertilização In Vitro (FIV). A ação prova que o objetivo do projeto, que é adiantar o processo em busca do melhoramento genético do rebanho, está sendo alcançado.
                Ao todo, 48 animais foram adquiridos por três produtores de leite em parceria com a Cooperativa: Bruno Pilon Bastianello, Esandro Huibiner e Carleandro Araújo.
               As bezerras apresentam alto valor genético e características ideais para a produção de leite. A genética trabalhada nesse projeto é proveniente de vacas doadoras das melhores fazendas de rebanho leiteiro do país. Os óvulos coletados são fecundados com sêmen dos melhores touros da raça holandesa que apresentam provas positivas para leite e produção de embriões, o que gera animais meio sangue e três quartos, conforme a necessidade e interesse do produtor.
              Segundo o vice-presidente da Veneza, Erik Zottele Pagung, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do programa, o resultado tem animado a equipe e produtores. “O escore corporal dos animais já mostra que realmente a técnica aplicada é muito eficiente. Surgiram bezerras lindas, e muito bem apuradas para produção de leite. Com certeza quem adquire está fazendo um ótimo negócio”, disse Pagung.
             A afirmação fica comprovada pelo produtor Bruno Pilon Bastianello. “As bezerras que eu escolhi são meio sangue e apresentam uma genética exemplar. Hoje elas estão pesando 7,5 arrobas em média e aproximadamente daqui a seis meses, quando estiverem numa média 11 arrobas, serão emprenhadas e depois são mais nove meses para parir. É um investimento de médio prazo, mas se pensarmos no melhoramento genético do rebanho, estamos adiantando três ou quatro gerações, o que levaria anos e anos na maneira tradicional. Depois de paridas, quero tirar em média 25 quilos de cada um desses animais por dia”, planeja.
              A Veneza ainda possui bezerras disponíveis para produtores interessados em melhorar a genética do rebanho. Os animais estão lotados na FAEVE I. O interessado deve procurar a Cooperativa.
            O programa MaisGenétika foi iniciado no mês de julho de 2015. Para levar essa novidade ao produtor, a Veneza firmou parceria com a empresa In Vitro Brasil, que é líder mundial em produção de embriões, atuando em 11 países e abrangendo 45% do mercado mundial.
_________________________________

Enfocco Assessoria de Comunicação

Diego Bastianello Feitosa
(27) 99972 7655
_________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário