sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Poesia que meu avô Heraclides fez para minha mãe Maria há 91 anos.

                                 Esta poesia meu avô Heraclides Araújo fez para minha mãe Maria Evangelina Araújo, certamente no ano de 1925, já que ela foi publicada na revista O Malho, editada no Rio de Janeiro, na edição de 16 de janeiro de 1926.
                                  Eu encontrei esta poesia na minha busca por coisas interessantes na internet, já era o final da sexta-feira 21 de novembro.
                                Confesso que foi uma emoção muito grande ter encontrado e o encontro com o texto de vovô Heraclides, com quem tive pouco convívio, mas guardo dele uma grande saudade e também uma imensa admiração, que foi professor em Muniz Freire e a muitas pessoas ensinou a ler.
                              A descrição que ele faz do que seria o futuro de minha mãe Maria é precisa, quando indica:
E NOS TEUS OLHOS DIVISO
LINDAS MENSAGENS DO BEM!
                                    É muita emoção e alegria este reencontro com as palavras de meu avô e a saudade de minha mãe. 


Um comentário:

  1. Belas palavras do vovô para a Tia Maria.
    HERÁCLIDES DO PONTO, xará de nosso avô, era filósofo e astrônomo.
    "A hipótese de que o dia e a noite são devido a rotação não dos céus mas da Terra foi feita primeiramente por Heráclides de Pontus (338~315ac), pupilo de Platão (e talvez também de Aristóteles ). Também foi o primeiro a propor que Vênus e Mercúrio revolvem em torno do Sol , um grande passo na direção do Sistema Heliocêntrico completo (que foi apresentado ,como hipótese ,por Aristarco de Samos (310-250ac),quem, então ,no século III a.c., antecipou Copérnico por 19 séculos.
    Contactemos ,então , esse personagem cujas idéias abriram as portas do período fértil da astronomia da Grécia Antiga (séc.IV-séc.IIa.c.),tendo como base a observação acumulada e continua".

    ResponderExcluir