domingo, 10 de julho de 2016

Itapuã participa de showroom na Arábia Saudita


Indústria capixaba tem o mercado árabe como destino de 20% das suas exportações. Conhecida pelas sandálias masculinas de couro, empresa mostrará suas novidades em Medina em outubro.


Divulgação
Altoé com empresário do Iêmen: negócios
São Paulo – A indústria Calçados Itapuã S.A. mostrará seus produtos em um showroom na Arábia Saudita no final do mês de outubro. A empresa vai ao país árabe desde 2009 para esta exibição, uma iniciativa sua que ocorria inicialmente num hotel do país com outras marcas de calçados. Hoje o showroom congrega mais de 40 empresas de várias partes do mundo que apresentam suas coleções ao mercado saudita e do Oriente Médio uma vez por ano.

As informações são do gerente de Exportações da Itapuã, Saulo Altoé. Em parceria com colegas de empresas de calçados de outros países e do Brasil, ele começou a organizar o showroom. A ação teve sucesso e acabou sendo assumida pela empresa de uma família saudita, a Florina, ganhando espaços maiores de exibição e novos adeptos. Do Brasil, além da Itapuã, vão participar da iniciativa neste ano mais seis empresas, de acordo com Altoé.

Nas edições anteriores, a ação foi feita na cidade de Jeddah. Em uma delas, ocupou dois andares de um shopping e, na outra, um espaço sofisticado para eventos. Neste ano, ocorrerá pela primeira vez em Medina. No ano que vem serão duas edições.

Altoé conta que o showroom se tornou um canal de vendas conhecido e é amplamente divulgado pela impressa saudita. No espaço são feitas vendas não apenas à Arábia Saudita, mas também aos demais países do Golfo, já que o preço local do frete é baixo em função da produção local de petróleo e não há impostos para deslocamento de produtos na região.

A Itapuã fabrica sandálias masculinas com o nome da empresa para adultos e crianças, além de sandálias femininas em couro com a marca New Face, e sandálias em sintético masculinas e infantis com a marca Itsandal. A Itapuã vende para o Oriente Médio principalmente seus calçados masculinos e infantis. Os países da região que recebem os produtos são Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Ilhas Comores, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Sudão, Síria e Tunísia.

Altoé conta que o mercado de calçados femininos no Oriente Médio ainda é muito dominado pela China. “Lá as mulheres consomem muito calçado”, diz. Ele explica que as consumidoras seguem bastante a moda e não costumam repetir muito os calçados. Por isso precisam comprar mais seguidamente e, em função disso, a preços menores. Assim acabam escolhendo o sintético. Já os homens são mais tradicionais e procuram as sandálias em couro, mais duráveis e de maior qualidade. O gerente afirma que ainda é preciso “plantar a ideia” do calçado de couro no mercado feminino da região.

A Itapuã exporta para mais de 60 países. As exportações começaram pela América do Sul, mas a empresa não demorou a perceber que havia um mercado forte para sandálias de couro nos mercados islâmicos. Com isso, logo depois da América do Sul, investiu no mercado árabe. As exportações para os países árabes são feitas há 15 anos, mas o investimento mais direcionado para o mercado externo começou há cerca de dez anos. Atualmente as vendas internacionais da Itapuã são bem distribuídas ao redor do mundo, de acordo com o gerente. A empresa produz dez mil pares de calçados por dia e envia por volta de 20% para o exterior. Do que vai para a exportação, os árabes ficam com 20%.

A produção da Itapuã é toda terceirizada e feita por nove fábricas prestadoras de serviços. A sede da empresa fica em Cachoeiro do Itapemirim, município do interior do Espírito Santo. A companhia também possui 130 lojas próprias, nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Contato:
Calçados Itapuã SA
Site: http://itapua.ind.br/
Telefone: + 55 (28) 2101-9009

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