quinta-feira, 7 de maio de 2015


O Seminário buscou debater as novas possibilidades na Alfabetização no contexto da Educação Especial.

Aprimorar o trabalho e técnicas desenvolvidas a favor da Educação Especial no município de Viana foi um dos objetivos discutidos na abertura da formação do Seminário da Educação Especial promovido pela Secretaria de Educação de Viana para os professores da rede. 
A secretária de Educação Luzian Belisário fez a abertura do evento e disse que o momento se fundamenta na necessidade de propiciar uma construção de saberes para os profissionais da Educação da cidade, diante dos dilemas e desafios que apresenta a Educação Inclusiva. 
“Este é um trabalho que já vem sendo realizado em sala de aula. A Educação Especial é uma ação política, cultural, social e pedagógica desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação”, ressaltou. 
A palestrante da noite, a fonoaudióloga Adriana Belshoff, explicou o tema e enfatizou sobre os novos métodos utilizados na alfabetização. “A proposta aqui, hoje, é trazer o conhecimento sobre os novos métodos utilizados na alfabetização no contexto da Educação Especial. Um desses métodos é o multissensorial chamado também de método das boquinhas, que utiliza, além das estratégias fônicas (fonema/som) e visuais (grafema/letra), as articulatórias (articulema/Boquinhas), indicado para alfabetizar crianças e mediar/reabilitar os distúrbios da leitura e escrita”, explica a fonoaudióloga. 
Também foi discutida a inclusão escolar como ponto de partida, aperfeiçoando o fazer no cotidiano da escola. A equipe da Educação também promoveu uma reflexão sobre o tema inclusão, construção de saberes, mudanças de conceito sobre deficiência e a prática reflexiva fundamentada na discussão sobre as possibilidades. 
- See more at: http://www.viana.es.gov.br/noticia-completa/-/visualizar-conteudo/normal/10197/536439#sthash.MQd70Wfw.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário