
06/05/2015 -
Na última segunda feira, dia 04 o engenheiro civil especialista em hidráulica da empresa Aquageo, Ricardo Alonso, ministrou no Sanear o curso de Modelagem Hidráulica e Manejo do Software WaterGEMS, tendo como público-alvo os engenheiros da autarquia.
O treinamento faz parte das ações previstas no contrato do Sanear com as empresas Aquageo e NIP, decorrente do Programa de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental de Colatina, realizado entre o município de Colatina e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID.
A ação tem por objetivo reduzir as perdas de água no município de Colatina. O curso teve o objetivo de introduzir os engenheiros no mundo da modelagem matemática de redes de água, utilizando o Software WaterGEMS como ferramenta para desenho e análise de sistemas de abastecimento de água.
O software pode ser utilizado nas análises de novos projetos, trazendo respostas rápidas sobre os parâmetros fundamentais que precisam ser definidos nessa etapa, tais como vazão velocidades, pressão, volume de consumo, dentre outros. Isso por que o programa permite a execução de variadas simulações do funcionamento das redes, permitindo uma análise eficiente de diversas alternativas de soluções que podem ser adotadas.
“Na prática, tal dinâmica nas análises nos possibilita definirmos melhor o diâmetro das novas redes a serem implantadas, potência dos equipamentos de bombeamento e volume dos reservatórios, dentre tantos outros benefícios. A eficiência nessas definições traz economia e segurança hídrica no abastecimento de água do município”, afirmou Welder Hintz da Silva, Engenheiro Civil do SANEAR
Outra boa característica do Software é a capacidade de avaliar as condições de funcionamento das redes existentes, trazendo um diagnóstico sobre possíveis problemas de operação do sistema. Assim também é possível prever as repercussões geradas pelas modificações no sistema de abastecimento de água existente. Como por exemplo, como o sistema de abastecimento de água de uma determinada região da cidade funcionará se um novo loteamento a ser implantado for ligado na rede de água existente nessa região? Perguntas como essas ficam mais fáceis de responder com o dinamismo nas análises que o software proporciona.
A equipe do SANEAR também ressalta a importância do cadastro técnico em sistemas de informações geográficas, bem como um eficiente monitoramento das redes através de sistemas de telemetria, sendo esses a matéria prima para o desenvolvimento das análises do funcionamento das redes. Portando, essas são áreas em que é preciso avançar, pois permitirão ao município a possibilidade do uso eficiente do software.
Nenhum comentário:
Postar um comentário