Divulgação Semus

Profissionais do Consultório na Rua realizaram exames na Hospedagem Noturna
Um esforço conjunto entre as secretarias municipais de Saúde (Semus) e Assistência Social (Semas) para qualificar ainda mais a atenção às pessoas em situação de rua resultou, na noite desta quinta-feira (13), em uma ação do Consultório na Rua na Hospedagem Noturna, que fica no Centro.
Além dos cuidados básicos de saúde e das ações rotineiras de educação em saúde, os profissionais do programa realizaram testes rápidos de HIV e coleta de sangue para exame de PSA (Dosagem do Antígeno Prostático Específico), que indica possíveis alterações na próstata. Ao todo, foram realizados mais de 20 exames.
A ação se repetirá na próxima quinta-feira (20), para informar aos usuários o resultado dos exames e também para aplicação das vacinas dupla bacteriana (difteria e tétano ), Hepatite B e Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).
Usuário do espaço, L. M. A. informou que, se não fosse esse trabalho, ele dificilmente iria procurar atendimento. "Esse trabalho é muito importante para nós porque, quando a gente procura um serviço de saúde, é muito constrangedor dizer que estamos em situação de rua e acabamos, na maioria das vezes, desistindo. Aqui, eles já fazem tudo e também já encaminham para a unidade", contou.
Hospedagem noturna
Divulgação Semus

Ação teve o objetivo de levar mais qualidade de vida às pessoas em situação de rua que utilizam o espaço de acolhida
A Hospedagem Noturna para adultos em situação de rua é um espaço de acolhida, serviço realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Lá, são oferecidos aos usuários alimentação, higienização e abrigamento provisório. Os encaminhamentos para o espaço são feitos por meio do Centro de Atendimento Dia (CAD), que fica na avenida Paulino Muller, 1.213, Jucutuquara, e funciona de segunda a domingo, das 18 às 7 horas.
Consultório na Rua
O Consultório na Rua realiza um trabalho de atendimento aos cuidados básicos de saúde específico para os moradores de rua, muitos deles usuários de crack e outras drogas. O atendimento é feito em seus locais de permanência pelas equipes itinerantes.
Também são realizadas ações de educação em saúde, através de oficinas. Quando necessário, essas pessoas em situação de rua são encaminhadas para outros serviços da rede municipal, como atendimento nas unidades de saúde, no Centro Municipal de Especialidades (CME), no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPSAD) ou em qualquer outro serviço de referência.
São enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, motoristas e auxiliares de enfermagem que foram capacitados para atuar no programa, que consiste em um trabalho muito complexo, a começar pela delicada abordagem e pela criação de um vínculo de confiança com essas pessoas, passando pela persistência na oferta do serviço até o início de um tratamento efetivo.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas à meia-noite, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 20 horas.
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário