sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Nova etapa de proibição de cata e venda do caranguejo começa neste domingo


Divulgação Semmam
Andada caranguejo
Fiscais da Semmam apreenderam caranguejos que seriam capturados durante a segunda andada
Mais uma etapa da andada do caranguejo-uçá começa neste domingo (16). Até o dia 22 (sábado), ficam proibidas a cata e a comercialização do crustáceo - independente do local de onde vem - em bares, restaurantes e demais pontos de venda.
O período de andada é protegido contra a atividade predatória porque, nesta época, os caranguejos machos e fêmeas saem das tocas e ocupam o manguezal para acasalamento e liberação de ovos. Se houver grande quantidade de cata no período, há risco de diminuição nas populações dos crustáceos.
A coordenadora de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Priscila Ligia Alvarino, ressalta a importância desse período como forma de preservação do caranguejo e do ecossistema manguezal. "Tanto na época da andada, em luas cheias de janeiro a abril, como na do defeso, que começa em outubro, o crustáceo se torna presa muito fácil para os predadores e, por isso, é necessário que todos colaborem, não catando ou comercializando", disse Priscila.
Quem for flagrado catando, mantendo em cativeiro ou comercializando o caranguejo-uçá nessa época sofrerá as penalidades previstas em legislação ambiental.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6571 / 98889-6184

Nenhum comentário:

Postar um comentário