quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Formação leva artes cênicas e dança a profissionais da educação infantil - VITÓRIA


Elizabeth Nader
Formação de Educação Infantil na CMEI Darcy Vargas
Profissionais passaram por oficina de artes cênicas durante formação da Secretaria Municipal de Educação
Todos os profissionais da educação infantil da rede municipal de ensino de Vitória encerraram nesta quarta-feira (25) o 2º Ciclo de Diálogos Curriculares. Os encontros formativos reuniram cerca de 3.200 pessoas, entre professores, estagiários, assistentes, pedagogos, professores da educação especial e diretores, de todos os 47 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) da capital e cinco Institutos Brincarte.
Essa edição da formação contou com uma característica bem peculiar, que foi ter como oficineiros os professores da própria rede. "Isso qualifica o trabalho do professor à medida que os processos formativos são realizados a partir das experiências vividas na sala de aula baseadas em pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelo profissional", destacou a gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Ana Paula Holzmeister.
Durante os encontros, os participantes puderam conferir apresentação de pesquisas acadêmicas que fundamentam a discussão curricular e demonstração das práticas educativas desenvolvidas na sala de aula. Como parte das vivências, os profissionais participaram de atividades que buscavam o ponto de vista da criança, como capoeira, artes cênicas, jongo, arte contemporânea, música, dança, leitura, contação de histórias, experimentos de ciências e outras.
"Esse novo formato permite a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos e de práticas interessantes dentro da própria rede", disse o diretor do Cmei Darcy Vargas, Rogério Caldeira Ribeiro.
Elizabeth Nader
Formação de Educação Infantil na CMEI Darcy Vargas
Profissionais participaram de atividades que buscavam o ponto de vista da criança
"É importante avaliar o ponto de vista da criança e vivenciar aquilo que é novidade para ela", contou a assistente de Educação Infantil Ana Carolina Ferreira.

Currículo

O currículo da educação infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
As propostas pedagógicas da educação infantil devem considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
"Nessa direção, apontamos para a necessidade de discutirmos sobre o fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens das crianças que frequentam o Cmei, assim como o modo que cada profissional participa e problematiza suas mediações pedagógicas, com vistas à garantia do direito à aprendizagem", observou a subsecretária Político-Pedagógica, Janine Mattar Pereira de Castro.
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário