quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Educadores ambientais fazem ação de conscientização do defeso do caranguejo uçá - VITÓRIA


Marcos Salles
caranguejo-uçá no mangue
Ações de fiscalização têm o objetivo de preservar o caranguejo uçá durante o período de defeso
Começa nesta segunda-feira (30) o período de defeso do caranguejo uçá e, para conscientizar os catadores e a população do entorno do mangue de Vitória, educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) farão uma ação de conscientização.
A abordagem educativa será realizada nesta quinta-feira (26), das 10 às 11 horas, com a participação dos alunos do 2º ano do curso "Técnicos em Meio Ambiente" da Escola Estadual Almirante Barroso, em Goiabeiras.
A educadora e responsável pelo projeto Mangueando na Educação, Juliana Conde, informou que a abordagem será feita porta a porta nas casas e no comércio do entorno da escola. "São os alunos que farão a abordagem na comunidade. Esses alunos estão participando do projeto Mangueando na Educação há algum tempo", contou.
Já nesta sexta-feira (27), das 19 às 23 horas, será feita a abordagem educativa junto aos bares e restaurantes que comercializam o crustáceo, como estabelecimentos de Camburi, Jucutuquara, Praia do Canto, Curva da Jurema, entre outros.
Fiscais e técnicos das Gerências de Fiscalização e Monitoramento da Semmam participarão da ação. Segundo a coordenadora de Fiscalização da Semmam, Priscila Ligia Alvarino, nesta época, o caranguejo uçá precisa ser preservado, pois é quando ele faz a troca da carapaça, ficando mais vulnerável à pesca. Ela contou que a fiscalização também será feita no mangue. O defeso vai até o dia 30 de novembro, para os machos, e 30 de dezembro, para as fêmeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário