terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Vereadores querem agilidade para inaugurar Sistema de Tratamento de Esgoto de Nova Venécia


                   Os vereadores de Nova Venécia, Cabo Tikeira e Zequinha Brasileiro, ambos integrantes do Partido Verde, estiveram na semana passada na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), projeto idealizado pelo Governo do Estado, por meio da Cesan, no município.
                    De acordo com os parlamentares, a Unidade está com a estrutura física praticamente pronta, o que falta agora é agilizar a parte burocrática para que o esgoto gerado em Nova Venécia comece a ser, de fato, tratado.
                “Estamos preparando um ofício e encaminhando ao Governo do Estado, sugerindo que coloquem esse projeto como prioridade. Nosso rio Cricaré precisa de vida e esse projeto é o coração para isso. A despoluição do nosso Cricaré precisa acontecer o mais rápido possível”, disse o parlamentar, Cabo Tikeira.
                A célula para tratamento foi construída à beira da rodovia Miguel Curry Carneiro, que liga Nova Venécia a São Mateus. A ETE conta com alta tecnologia, como tratamento biológico, que remove quase em sua totalidade a carga orgânica do esgoto, antes de ser despejado no meio ambiente.
                “Quando a gente pensa em saneamento básico, a gente pensa em qualidade de vida, em águas limpas, em meio ambiente preservado. E tudo isso significa um grande investimento também em saúde, porque está mais do que provado que investir em saneamento básico é investir em saúde”, conclui o vereador, Zequinha Brasileiro.
             

Segundo a Cesan, a ETE terá capacidade de tratar 60,85 litros de esgoto por segundo, o suficiente para tratar 70% do esgoto gerado em toda cidade. O sistema fará com que milhões de litros de esgoto deixem de ser lançados diariamente sem tratamento na natureza, contribuindo com a saúde preventiva da população e a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário