Na última sexta-feira (27) a Secretaria de Saúde de Anchieta promoveu um passeio ciclístico de mobilização contra a dengue. Cerca de 40 participantes percorreram do centro da cidade até a praia de Castelhanos.
O percurso será de 5 km, iniciou no Centro Cultural Anchieta, no centro da cidade, e seguiu até a praia de Castelhanos. Durante o trajeto os participantes receberam dicas de como eliminar focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypt.
Com a ação, a secretaria, por meio Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social, teve como objetivo mobilizar um grande número de moradores sobre a importância do combate ao inseto, que é transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Para o morador da Ponta dos Castelhanos, Jailson dos Anjos Santos, a ação foi muito importante e a sociedade deve participar. “Sempre participo dos passeios ciclísticos, gosto de pedalar e esse tem um objetivo ainda maior para participarmos”, disse.
“Queremos despertar na população o espírito de cumplicidade, pois combater a dengue é dever de todos nós cidadãos”, disse a secretária da pasta, Jaudete Denadai.
Durante todo o mês de janeiro foram realizadas ações lúdicas nas praias mais movimentadas do município.
Confira 10 dicas para combater o Aedes aegypt:
1. Não deixe acúmulo de água. A água da chuva pode se acumular em garrafas, pneus, ou qualquer outro reservatório. Após os períodos de chuva, verifique se não ficou água acumulada em algum local.
2. Ponha areia nos vasos das plantas. Em vez de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água. A água contida é suficiente para manter as plantas vivas, mas sem ser um ponto de depósito dos ovos do mosquito da dengue.
3. Faça furos nos pneus velhos. Os furos permitem que a água acumulada escorra, não ficando parada e, assim, evitando que o mosquito se reproduza.
4. Cuidado com a caixa d’água. A caixa d’água é um excelente reservatório para os ovos da dengue. Mantenha-a sempre fechada e a limpe frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas que se acumulam água.
5. Remova folhas e galhos das calhas. Esses objetos, assim como outros (flores, pedaços de garrafa, etc) impedem que água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.
6. Evite cultivar plantas aquáticas. A água das plantas aquáticas é limpa e propícia para a reprodução da dengue. Durante o pico da dengue, plante outros tipos de planta.
7. Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule e fique parada por muito tempo. O ideal é jogar garrafas, latas e latões fora ou não deixá-los expostos.
8. Use telas protetoras. A tela protetora evita que os mosquitos entrem na sua casa, mas não impedem que ele se reproduza. O uso de telas e tecidos nas janelas é uma medida complementar e deve ser associada às outras práticas para evitar a reprodução do Aedes.
9. Cuide das piscinas. As piscinas são normalmente difíceis de tratar por possuem um volume grande de água. Se você não a está utilizando, cubra-a com uma lona. Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água.
10. Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário