sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Produtores de Alfredo Chaves participam de Workshop sobre diversificação agrícola


Dezenas de produtores de Alfredo Chaves se reuniram na manhã desta quinta-feira (15), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), para participar de um Workshop sobre Diversificação Agropecuária.

O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura e Pesca (Seag) e Incaper, teve o intuito de divulgar e incentivar sistemas produtivos alternativos que ampliam a diversificação agrícola a fim de aumentar a renda de agricultores familiares.  Marcaram presença o diretor presidente do  Incaper, Marcelo Suzart, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura,  associações de produtores rurais, sindicatos, instituições financeiras de Alfredo Chaves, comércio local e alguns servidores municipais.  

O workshop contou com três palestras voltadas ao tema. A primeira foi sobre fruticultura ministrada pelo engenheiro agrônomo e supervisor agrícola, Adriano de Souza.

Com o tema Caixas Secas, a segunda palestra foi dirigida pelo agrônomo do Incaper, Cássio de Souza. Já a explanação sobre palmáceas contou com a colaboração da representante de uma empresa de conservas, Lorenza Venturin. A última palestra sobre Crédito Agrícola foi coordenada pelo engenheiro agrônomo do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Paulo Frederique.

“Estamos aqui para trazer mais oportunidades para Alfredo Chaves. Porém sabemos que sozinhos não avançamos em nada e ainda contamos com uma crise hídrica e financeira. Temos que fazer uma grande integração com todas as instituições para juntos definirmos projetos que sejam viáveis, sustentáveis e  que atendam com mais qualidade de vida os agricultores do Estado”, declarou o presidente do Incaper, Marcelo Suzart.  

Vários produtores elogiaram o encontro e se colocaram a disposição para receber mais orientações sobre melhores técnicas agrícolas. “Recebemos o convite, ficamos interessados pelas palestras e viemos assistir. Apesar de termos muita dificuldade para levar nossos projetos adiante por conta da falta d ‘agua, todas as formas de incentivo e orientações são importantes”, reconheceram uns dos agricultores que já iniciaram o sistema de caixas secas nas propriedades, Reginaldo Tomazini da comunidade do Gavião e Silvio Lorenzon Tonani, morador da comunidade de Ribeirão de Santo Antônio.    

O encontro foi finalizado com uma confraternização entre todos os presentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário