sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

VITÓRIA PRETENDE ALFABETIZAR 4 MIL JOVENS E ADULTOS ATÉ 2016

Elizabeth Nader

Lançamento do Programa Vitória Alfabetizada no auditório da rede Gazeta
Moradores de Vitória que têm entre 15 e 59 anos e não sabem ler e escrever são o alvo do projeto Vitória Alfabetizada, iniciado pela Prefeitura com a meta de reduzir o analfabetismo na cidade até 2016. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital tem cerca de 4 mil analfabetos nessas idades.

Visite o Blog Vitória Alfabetizada

As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) com o objetivo de estabelecer a igualdade de oportunidades na educação como forma de superar a injustiça social e reduzir as desigualdades.

Qualificação e crédito

Além da alfabetização, os participantes do programa poderão frequentar cursos de qualificação nas áreas de empreendedorismo e associativismo, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
 Os alunos também poderão ter acesso a um programa de crédito para compra de equipamentos, infraestrutura e capital de giro para pequenos negócios, por meio de parcerias com o Sebrae, Banestes e as instituição financeiras comunitárias Banco Bem (Itararé) e Banco Puã (São Pedro).
Outro objetivo do Projeto Vitória Alfabetizada é proporcionar aos jovens e adultos a ampliação de seus conhecimentos do mundo, da cultura e de matemática, além de assegurar aos jovens e adultos a oportunidade de continuarem o processo de escolarização formal (Educação de Jovens e Adultos – EJA).
Os maiores índices de analfabetismo na capital são verificados na região de Maruípe e São Pedro, conforme tabela a seguir:
Bairro/Região
Homens
Mulheres
Centro
77
107
Santo Antônio
283
352
Bento Ferreira
281
314
Maruípe
410
488
Praia do Canto
75
89
Continental (Camburi)
232
290
São Pedro
416
522
SUBTOTAL
1.774
2.162
TOTAL
3.936
Fonte: IBGE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário