sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Crianças iniciam tratamento de ortodontia no Centro Municipal de Especialidades

Publicada em 08/01/2015, às 10h21


Arquivo PMV SECOM
Criança sendo atendida por dentistas
Crianças terão acesso ao tratamento de ortodontia no Centro Municipal de Especialidades
Crianças com idade entre 4 e 12 anos iniciarão, nesta sexta-feira (9), o tratamento de ortodontia (aparelho dentário e acompanhamento) no Centro Municipal de Especialidades (CME). Vitória é o primeiro município no Estado a disponibilizar esse serviço odontológico na rede de saúde.
A oferta inicial será de 20 vagas semanais. Porém, no total, serão realizados 120 atendimentos por mês, que acontecerão de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas, no CME, que fica na avenida Dário Lourenço, no bairro Mário Cypreste.

Correção dos dentes

A ortodontia corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares que estão posicionados de forma inadequada na boca. É nessa faixa etária - entre 4 e 12 anos - que as crianças apresentam necessidades ortodônticas/ortopédicas específicas.
"A proposta do novo serviço é realizar o diagnóstico desses pacientes e atuar em intervenções clínicas que, na maioria das vezes, são de baixa complexidade, porém de grande abrangência e impacto na história clínica da criança", explicou o chefe da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Egídio Davila Júnior.

Acesso

Elizabeth Nader
Criança escovando os dentes com a ajuda da dentista
Tratamento visa corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares das crianças
Para ter acesso a essa especialidade, a criança deverá iniciar o tratamento odontológico básico em uma das 30 unidades de saúde de Vitória. Esse tratamento consiste em restaurações, exodontias, raspagem, profilaxia, aplicação tópica de flúor, higiene bucal controlada, entre outras.
"Após a conclusão desse tratamento, o cirurgião dentista fará o encaminhamento para o atendimento especializado no CME, caso haja necessidade. Apenas o cirurgião dentista ou o ortodontista poderá determinar se a criança necessita de um tratamento ortodôntico. Por meio de um diagnóstico completo e exame clínico, o profissional irá analisar a necessidade e o tipo de tratamento adequado para cada paciente", detalha Egídio Júnior.
Apesar de o atendimento ser priorizado para crianças com idade entre 4 e 12 anos, a faixa etária poderá ser estendida em jovens com até 17 anos em casos em que sejam necessários pequenos movimentos ortodônticos, por motivo de trauma ou cárie, ou por perda de dentes anteriores.

Problemas

Os dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de manter limpos, podendo ser perdidos precocemente devido à deterioração ou à doença periodontal.
Outro problema é o estresse dos músculos de mastigação, que pode causar dores de cabeça, dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável e proporciona uma aparência mais agradável dos dentes.

Capacitação dos cirurgiões

Para atender à demanda da especialidade odontológica, todos os cirurgiões dentistas da Semus participaram de duas capacitações, ministradas pelo especialista em ortodontia Eider Barreto de Oliveira Junior. As aulas aconteceram em dezembro, na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória), com a participação de 90 profissionais da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário