terça-feira, 9 de outubro de 2018

1903. Carta que meu Bisavó LINO RIBEIRO SOARES mandou ao Padre Luiz Villa, Muniz Freire



                                   DECLARAÇÕES

                             Na formação do processo dos indicados como cúmplice dos deploráveis factos atentatórios a liberdade de crença, que se deram em Mata-Pau, neste município, respondendo o humilde subscritor destas linhas a perguntas feitas, disse que não tinha a menor inimizade com o Padre Luiz Villa, ao que este mal educado e hipócrita sacerdote replicou dizendo que eu lhe tinha numa ocasião receitado uma cangalha.
                           O meu fim único vindo hoje  a imprensa é declarar que este indigno sacerdote e asqueroso homem faltou a verdade dizendo-se meu inimigo, porque momentos antes na presença digna sr escrivão Argeu Santos cumprimentaram-me dirigindo-me na ocasião palavras amáveis.
                             Porém do que esqueceu-se de certo s.revma e que em pleno púlpito da Igreja, desta cidade, na ocasião do S.S. Sacramento abusando do altar e do mandado que indignamente exerce, amaldiciou-me e a minha família, até a quarta geração.
                              Diga-me Revmo, isto é digno de um sacerdote que se presa?
                              Então tão torpemente e abusais das leis da Igreja, amaldicionando um homem sem que sem que passo provar, porque comete tanta palhaçada?
                                 Somente por intrigas procedeu, Revma por este ato mas depois deste tenho passado melhor de saúde, meus filinhos que viviam adoentados estão gordinhos e gozam de saúde.
                               Já V.Revma que até lhe fiquei grato por vossa maldição foi como se fosse benção do céu.
                                Agora que aceitar um conselho?
                              Largue a batina, que para isto V. Revma não tem propensão, e vá ser tropeiro ou pastorar porcos.
                             Cidade de Muniz Freire, 1 de setembro de 1903.
                                 Lino Ribeiro de Assis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário