quarta-feira, 12 de abril de 2017

Vereadores de NOVA VENÉCIA querem convocação da secretária de Educação em sessão extraordinária


                   Mais uma vez a situação da educação de Nova Venécia dominou as discussões da sessão da Câmara dessa terça-feira, 11. A secretária de Educação do município, Risonete Maria Oliveira Macedo, usou a tribuna livre do plenário da Câmara para prestar alguns esclarecimentos. A secretária convidou os vereadores para a prestação de contas da pasta que será realizada no dia 28 de abril, às 08 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

              Em uma de suas falas, Risonete afirma “que precisamos trabalhar a intersetorialidade com os nossos alunos, em que vivemos em uma época de desajuste social que traz sequelas para os estudantes e a Educação como um todo”.

            O discurso da secretária levantou algumas críticas por parte da maioria dos vereadores que não ficaram satisfeitos com a mensagem transmitida classificando-a como superficial. Os vereadores querem a convocação da secretária para uma sessão extraordinária, ou até mesmo, uma audiência pública para discutir com mais tempo e qualidade o tema da educação no município.

O presidente da Casa, Antonio Emílio, destacou a importância da educação para o município e sugeriu a realização de uma audiência pública para discutir a questão da educação com toda a sociedade. Antonio Emílio destacou as denúncias que o Legislativo tem recebido sobre a falta de profissionais para os estudantes da Educação Especial.

                Acompanhe os destaques da sessão:

                O vereador Luciano Márcio (PSB) questionou o discurso da secretária de Educação, classificando-o como muito evasivo.

               Biel da Farmácia (PV) lembrou que para conter o desajuste social falado pela secretária de Educação, é necessário investir em educação. O vereador também apresentou um relatório com as visitas realizadas às escolas do município que pontua problemas dos mais variados. Biel também afirmou que o mesmo trabalho de visitas realizados nas unidades de ensino será levado também para as repartições públicas da Secretaria Municipal de Saúde. Visitas em postos de saúde serão realizadas pelos vereadores. Anunciou nova data para o projeto “Vereador em Ação”, no bairro Bonfim. Será no dia 27 de abril.

                 O vereador Juarez Oliosi (PSB) afirmou que o tempo para o uso da tribuna livre, de apenas 10 minutos, é muito escasso. Falou também sobre o patrolamento feito no interior, em terreiros e carreadores do município, muito importante para a época de colheita do café. O vereador também fez a indicação para a construção do campo society no Córrego do Poção.

             A vereadora Gleyciária Bergamin (DEM) sugeriu a convocação da secretária de Educação em sessão extraordinária para prestar esclarecimentos sobre os problemas que estão ocorrendo nas escolas. Falou também sobre a falta de profissionais para a Educação Especial.

                O vereador Dejanir Dias (PSB) também propôs a convocação da secretária de Educação em sessão extraordinária para que os esclarecimentos e discursos sejam realizados com mais tempo e qualidade das informações.

            Cimar do Altoé (PHS) citou os problemas da educação veneciana. Destacou também a falta de segurança entre o trevo do bairro Ascenção (perto da Padaria Gasparini) até o Patrimônio do XV. O vereador disse que estão ocorrendo muitos assaltos nesse trecho, principalmente no fim da tarde.

             Ronaldo Barreira (SD) criticou a fala da secretária de Educação e questionou a permanência de Risonete no cargo.

                O vereador Zé Luiz do Cricaré (PT do B) propôs a convocação da secretária de Educação e do prefeito Mário Sérgio Lubiana para prestar esclarecimentos sobre os problemas atuais da educação.
                 Zequinha Brasileiro (PV) pontou as funções do vereador com seu papel de fiscalizar e legislar em benefício da sociedade.

                      O vereador Cabo Tikeira (PV) fez a indicação da criação de um albergue para os moradores de rua. O vereador também falou sobre os problemas encontrados na escola de Córrego Santa Ana, sem banheiro adaptado para crianças da Educação Especial. O vereador também fez a indicação para a criação de um terminal bancário 24h no Mercado Municipal.

                 Evaristo Miguel (PTB) também concordou sobre a convocação da secretária de Educação, mas acompanhada também pelo prefeito de Nova Venécia, pois a tomada de decisões é realizada pelo chefe do Poder Executivo Municipal. O vereador também questionou as condições de trabalho de muitos servidores, que precisam exercer suas funções longe de casa. O vereador sugeriu um remanejamento dos profissionais, para que os funcionários possam trabalhar o mais perto de casa possível, evitando assim, grandes deslocamentos, que por muitas vezes, colocam a vida das pessoas em risco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário