quarta-feira, 12 de abril de 2017

DIA DE CAMPO DE CAFÉ REALIZADO EM IBATIBA

             Fazenda Boa Esperança abriu suas porteiras nesta terça-feira (11), quando foi realizado o  Dia de Campo – microterraceamento. Centenas de pessoas, de mais de 40 municípios, prestigiaram esse evento que  difundiu conhecimento sobre uma técnica inovadora que permite baixar custo do plantio do café de montanha com sustentabilidade.
 
                  A programação teve início às 7h30 com um café da manhã de boas vindas e na sequência foi formada a mesa de autoridades, composta por Dimmy Herlem Gomes Barbosa, Superintendente do Ministério da Agricultura; Antônio Gomes, Secretário Municipal de Agricultura; Marcus Magalhães, representante da Secretaria de Estadual de Agricultura; Flávio Pena, Diretor Geral do Campus IFES Ibatiba; Heraldo dos Santos, Chefe Local do Incaper de Ibatiba; Frederico Daher superintendente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf);  Ricardo Eugênio; Chefe adjunto do Incaper; Gilmar Trindade, Secretário de Agricultura de Dores do Rio Preto; Cristiane Veronese, Coordenadora de Assistência Técnica e Gerencial SENAR; Osmar Mendes, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibatiba; Vereador Geilson Tomás, Vice-presidente da Câmara de Vereadores de Ibatiba e por fim o Prefeito anfitrião Luciano Pingo. 
 
               O Secretário de Agricultura e idealizador do evento Antônio Gomes abriu o evento “Hoje vamos mostrar que iniciamos um projeto de inovação que é o futuro da cafeicultura” disse.
 
               A pronúncia das demais autoridades foi no sentido de enaltecer a iniciativa e reforçar a importância do conhecimento.
 
               “Parabenizo a todos pelo evento. A cafeicultura tem que se modernizar para não perder competitividade”, registrou Dimmy Barbosa representante do Ministério da Agricultura.
 
                 O representante da Secretaria Estadual de Agricultura começou dizendo que Ibatiba conta com todo apoio do governo do estado e finalizou “O produtor sendo ele grande ou pequeno, tem que ser rentável e esse evento traz luz para o caminho desses agricultores”.
 
              O prefeito Luciano Pingo encerrou solenidade de abertura com as seguintes palavras “esse evento traz oportunidades para os agricultores, com essa inovação que gera mais renda e menos custo. A prefeitura será grande parceira do homem do campo, trabalhando para termos uma prática agrícola bem planejada no município”.
 
               Um público de cafeicultores de Ibatiba e vários outros municípios capixabas e até de outros estados compareceu, com destaque para a presença de Alexandre Lacerda, premiado como o produtor do melhor café brasileiro da safra de 2016. Entre o público também estavam representantes do Consórcio do Caparaó, do Bandes, técnicos e empresários das empresas apoiadoras sendo elas lipetral, Sicoob, Natufert, Coocafé, Scardua, Troctorbel, Yanmar, Banco do Brasil além de outros representantes das  instituições parceiras Incaper, Senar e mais algumas autoridades regionais. 
 
                     A programação continuou em campo com estações de demonstração da técnica e equipamentos. 
 
               O Dia de Campo foi finalizado com um almoço, oferecido pelos parceiros do projeto, ao som de moda de viola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário