sábado, 22 de outubro de 2016

Educador Wemerson Nogueira será homenageado em Nova Venécia nesta segunda, 24






 O professor veneciano Wemerson Nogueira, que conquistou o prêmio “Educador do Ano 2016”, será homenageado nesta segunda-feira, 24, a partir das 8 horas, em frente à Superintendência Regional de Educação e depois haverá um desfile em carro aberto. A homenagem contará com a presença do prefeito Mário Sérgio Lubiana, da superintendente de Educação do Estado, Mardel Colombi, além de outras autoridades locais.

A premiação nacional aconteceu na última segunda-feira, 17, no Teatro Santander, em São Paulo. O educador concorreu ao prêmio com o projeto “Filtrando as Lágrimas do Rio Doce”. Esta é a primeira vez que um capixaba conquista o “Prêmio Educador do Ano 2016”.

O objetivo do prêmio é valorizar e reconhecer os professores do país que se destacam com práticas pedagógicas na sala de aula. E não foi a toa que o professor Wemerson conquistou a premiação.  O projeto “Filtrando as Lágrimas do Rio Doce” desenvolvido por ele em sala de aula é uma pesquisa científica realizada na EEEFM Antônio dos Santos Neves, de Boa Esperança, escola da rede estadual. A pesquisa durou seis meses com alunos do 8º ano.

Os estudantes fizeram uma pesquisa de campo em alguns locais afetados pelo desastre ambiental de novembro de 2015, com a inundação de rejeitos de minério de ferro da empresa Samarco por vários municípios banhados pelo Rio Doce em Minas Gerais e Espírito Santo.

Os alunos recolheram amostras de água e lama do Rio Doce em Mariana, Colatina e Linhares. Com as análises laboratoriais realizadas na escola, UFES e empresas privadas, os estudantes perceberam a possibilidade de criar um filtro para purificar a água do Rio Doce para atender aos ribeirinhos que dependem inteiramente desse recurso hídrico. A água filtrada serve para uso doméstico, mas não é potável, não pode ser usada para consumo humano.

A prática do projeto foi levada até a comunidade de Regência onde foram implantados filtros com galão de água mineral e bombonas de 100 litros, que permitiram através dos componentes químicos como areia e pedra, filtrar a água avermelhada deixando-a transparente e própria para uso doméstico e irrigação de plantações e hortas. Com a venda dos produtos agrícolas, a comunidade agora consegue comprar mais galões de água mineral para beber!

Desde o início do projeto, foram instalados 50 filtros, um para cada família. O objetivo é levar o dispositivo para todas as 350 famílias de Regência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário