quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Divulgada a lista dos selecionados para exibição na primeira Mostra de Documentários sobre o Rio Doce


Intitulado I DOC Regência, o evento promete reunir uma série de contribuições culturais e ambientais sobre o Rio Doce e toda a região da Foz.

Sandra Tavares

Regência (19/10/2016) – Após longo trabalho, a Comissão de Seleção dos documentários inscritos para o I DOC Regência – Mostra de Documentários Sobre o Rio Doce divulga a lista dos selecionados, nas categorias documentário, reportagem especial para televisão (incluindo seriado), ou web-documentário. O I DOC Regência será realizado entre os dias 21 e 26 de novembro de 2016, na comunidade litorânea de Regência Augusta, no município de Linhares, foz do Rio Doce (ES).

Ao todo foram selecionadas 11 documentários, 3 reportagens de TV e 4 web-documentários, escolhidos com base na abordagem do tema, qualidade técnica e conceitual do filme ou reportagem e contribuição da obra para o debate que será realizado juntamente com as exibições durante o evento.

O resultado, com os documentários, reportagens ou web-documentários selecionados, fica disponível na página do evento a partir do dia 18 de outubro de 2016. As obras inscritas passaram por processo de seleção de uma Comissão, formada por técnicos da área de audiovisual, ambientalistas e membros da comunidade local.

Sobre o I DOC Regência
O evento surge com o objetivo de promover a reflexão e a apreciação sobre o Rio Doce, por meio de registros audiovisuais produzidos em diferentes momentos da história da região, com suas nuances em termos dos aspectos históricos, ambientais, culturais e sociais.

Espera-se, ainda, favorecer a pesquisa e a memória a partir da criação de um banco de dados audiovisuais que passará a fazer parte do acervo do Museu Histórico de Regência Augusta, em Linhares (ES). A data escolhida para a abertura do evento marca os exatos 365 dias da chegada da lama de rejeitos de minério à foz do Rio Doce.

O foco é mostrar a região antes e depois da tragédia ocasionada no Rio Doce pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Bento Rodriguez, Mariana (MG), bem como promover o turismo cultural e a economia criativa na região da Foz do Rio Doce.

As obras selecionadas para o I DOC REGÊNCIA não receberão prêmios, somente certificado de participação e brindes. Segundo os organizadores, será uma mostra de documentários e um encontro brasileiro de documentaristas, buscando unir pessoas e instituições em torno do debate sobre o Rio Doce. Além das projeções dos filmes, serão realizadas oficinas de audiovisual, palestras e mesas de debates.

O evento é uma iniciativa do Projeto Tamar/ICMBio, da produtora Interferências Filmes, da  AMOR – Associação dos Moradores de Regência, e da Fundacao Pró-Tamar; em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas do ES (ABD Capixaba), o Instituto Últimos Refúgios, os Comitês da Bacia Hidrográfica do Doce (CBHRD) e o Barra Seca e Foz do Rio Doce.  O I DOC REGÊNCIA conta, ainda, com o apoio institucional da Cia de Artes Regência Augusta, Escola EEFM Vila Regência e da Elos&Arte Produções. 

SELECIONADOS POR CATEGORIA:

Reportagens de TV:

1.     UNIVERSIDADE E SOCIEDADE SE MOBILIZAM PELA TRAGÉDIA AMBIENTAL EM MARIANA - de Ana Paula Vieira - TV Ufes - ES 
2.     16 DIAS - O CAMINHO DA LAMA NO RIO DOCE - de Bruno Faustino -  TV Educativa ES
3.     MATARAM AL RIO DOCE - de Leonardo Fernandes - TeleSUR MG


Web:

1.     CACIMBA DE MÁGOA - de Ilka Westermeyer - ES
2.     VOZES DO RIO DOCE - de Ilka Westermeyer - ES 
3.     DOCE SENHORA DO RIO - de Ramon Luz - ES
4.     VALE DO RIO DE LAMA - NO RASTRO DA DESTRUIÇÃO - de Silvio Henrique V. Barbosa - SP 


Documentários:

1.     A COR LARANJA - de  Karina de Abreu e Pedro Cavalcante - RJ 
2.     BORUM - de Adriana Jacobsen - ES
3.     COMUNIDADE EM CENA - CARAVANA DA BACIA DO RIO DOCE - de Daniela Araujo - RJ
4.     EXPEDIÇÃO RIO DOCE - de Vitor Augusto de Oliveira - MG 
5.     NA BEIRA DO RIO DOCE - de Lori Regattieri - ES
6.     REGÊNCIA: AS ULTIMAS HORAS ANTES DA LAMA - de de Ilka Westermeyer
7.     RETRATOS DE UMA VILA - de Gleyce Nogueira - ES
8.     RIO DOCE, RIO DOS SONHOS - Sonya Beutelmann - ES
9.     TEMPO REGÊNCIA - de Monica Nitz - ES
10.  ÚLTIMOS DIAS EM REGENCIA - de  Daniela Zanetti - ES 
11.  VIVA REGENCIA - de Marcos Azeredo – ES

Comunicação Centro Tamar/ICMBio
(27)3222-1417

Mais Informações:


http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8434-sai-lista-dos-selecionados-para-o-i-doc-regencia                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário