quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Cachoeiro vai expandir projeto de coleta seletiva


A iniciativa ganhará mais um caminhão para as ações de coleta seletiva

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim pretende dobrar de 20 para 40 toneladas o volume mensal de resíduos recicláveis recolhidos pelo projeto Vem Reciclar, desenvolvido no município desde 2014.
O aumento será possível com a aquisição de mais um caminhão (o segundo) para o trabalho de coleta seletiva. Fruto de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), o novo veículo deve começar a operar até janeiro, ampliando o número de regiões atendidas pela iniciativa.
Aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, o TAC também prevê a montagem de mais um galpão na sede da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascomirim), no bairro Coronel Borges, para onde é destinado todo o material coletado pelo projeto.
A estrutura será erguida também a partir do início do próximo ano e terá 450 metros quadrados, quase o dobro da que já existe no espaço. Melhoria que, para o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Stelzer, vai otimizar o processo de triagem dos resíduos.

“Com essas aquisições, estamos assegurando a manutenção e a expansão do Vem Reciclar. A futura gestão de Cachoeiro terá em mãos uma política de sustentabilidade bem-sucedida”, avalia o gestor, que estima que, em dois anos, o projeto tenha recolhido mais de 500 toneladas de recicláveis, que receberam tratamento adequado na Ascomirim e foram comercializados para reciclagem, gerando renda para as famílias dos catadores.
Hoje o Vem Reciclar faz a coleta porta a porta em seis bairros e dois distritos, e atende, também, secretarias municipais, 63 unidades de ensino (57 escolas municipais, duas estaduais, uma particular, Ifes, Cecapeb e FDCI), além de dois condomínios residenciais e, pelo menos, 50 empresas cadastradas.
Novos Pontos de Entrega Voluntária

As ações recentemente ganharam o reforço dos Pontos de Entrega Voluntária, onde os moradores podem depositar o lixo seco, como plástico, papel, metais e vidros. “Temos sete PEVs implantados na cidade e planejamos instalar outros 11 até o fim deste ano”, completa o secretário de Meio Ambiente.

Saiba onde estão os Pontos de Entrega Voluntária:
Avenida Monte Castelo, bairro Independência (próximo à praça Gil Goulart)
Praça Jorge Meneguelli (ao lado do Mercado Municipal São João), Centro/bairro Amarelo
Praça Pedro Cuevas Junior, Centro
Praça Jerônimo Monteiro, Centro
Praça Adrião Coelho Filho, bairro Dr. Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima)
Rodovia ES 482, bairro Dr. Luiz Tinoco da Fonseca (Paróquia N. S. da Penha)
Av. Allan Kardec, bairro Dr. Luiz Tinoco da Fonseca

Bairros e distritos com coleta seletiva porta a porta:
BNH de Cima e de Baixo, Santo Antônio, Amarelo, Paraíso, São Geraldo, Córrego dos Monos e São Joaquim.



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário