quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Camponeses ocupam agências bancárias no norte do Espírito Santo

Na Tarde de hoje(24) as agências do Banco do Brasil em São Gabriel da Palha, Vila Valério, Colatina, Pancas, Jaguaré, Nova Venécia e Montanha foram ocupadas por mais de 1200 camponeses e camponesas organizados em movimentos, sindicatos e organizações do campo capixaba. A atividade faz parte da "Jornada Unitária por Nenhum Direito a menos".

Em resposta a morosidade do poder público estadual e federal, para resolver os problemas econômicos e sociais da agricultura camponesa familiar causados seca que atinge o estado a dois anos as 8 agências foram ocupadas.
Os agricultores e agricultoras exigem a criação de um Fundo Social Emergencial para as famílias camponesas, com auxílio de R$5.000,00 mais um salário mínimo enquanto não temos produção.
Outra demanda é a anistia das dívidas de créditos agrícolas, impossíveis de serem honradas com as perdas que tiveram em suas lavouras.
O conjunto de pessoas que participam da jornada não aceitam o fechamento de escolas do campo e reforçam a importância da manutenção da pedagogia de alternância, que é importante fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e são contra qualquer retrocesso a perda de direitos da classe trabalhadora do campo e da cidade.

Por Coletivo de Comunicação da Jornada

Nenhum comentário:

Postar um comentário