Nesta semana a Associação de Agricultores e Agricultoras de Produção Orgânica Familiar de Santa Maria de Jetibá (AMPARO FAMILIAR) solicitou uma reunião ao Prefeito de Vila Velha Rodney Miranda para debaterem o estabelecimento de nova feira orgânica em Vila Velha. Atualmente existe em Vila Velha uma feira orgânica que acontece nas manhãs de sábado embaixo do vão da Terceira Ponte, que tem 10 anos de existência.
No texto do ofício protocolado na Prefeitura a Amparo explica:
- A agricultura orgânica converteu-se em opção para um grupo de agricultores familiares de Santa Maria de Jetibá quando eles preocupados com a intoxicação que alguns haviam sofrido com o alto índice de agrotóxicos usados perceberam ser possível produzir de forma saudável e sustentável. O cultivo que visa harmonia entre terra, água, ar, animais, plantas e seres humanos, passou de uma filosofia de vida para a forma de sustento de muitas famílias, que além de se cuidar, cuidam da saúde de quem consome a produção. Graças a algumas atitudes organizacionais e às articulações com órgãos públicos, hoje, Santa Maria de Jetibá é referência na produção de alimentos orgânicos no Estado, tanto no âmbito quantitativo quanto qualitativo.
- Para buscar mais conhecimentos, facilitar articulações e ter maior acesso às oportunidades de mercado, um grupo de agricultores se uniu e fundou em 24 de maio de 2005 a Associação AMPARO FAMILIAR, hoje composta exclusivamente composta por agricultores familiares orgânicos ou em processo de conversão, com 81 associados, tem a produção mensal em torno de 211 toneladas de alimentos limpos, maior parte destes comercializados em Feiras Orgânicas da Grande Vitória.
- Neste contexto a AMPARO FAMILIAR no seu propósito de trabalhar em prol da melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas direta ou indiretamente, viabilizando também a comercialização dos produtos, vem solicitar nesta oportunidade, o agendamento de uma reunião, o mais breve possível, junto aos representantes responsáveis da Prefeitura de Vila Velha, representantes do Governo Municipal de Santa Maria de Jetibá e outros órgãos interessados afim de discutir a implantação de mais uma Feira Orgânica no município de Vila Velha até o mês de setembro deste ano, tendo visto que há interesse por parte dos consumidores, que vem reivindicando aos órgãos envolvidos diretamente aos produtores.
Selene Hammer Tesch - Presidente da AMPARO FAMILIAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário