Com o patrocínio da EDP, a iniciativa atuará na proteção, conscientização e preservação dos recursos hídricos do Estado
Vitória, 15 de maio de 2015 – A EDP, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição e comercialização de energia elétrica, anuncia o lançamento do projeto “Recuperação de Nascentes” no município de Castelo, Sul do Espírito Santo. A iniciativa conta com apoio do Instituto EDP, organização que coordena as ações sociambientais do grupo, e é uma parceria com a Sociedade Amigos do Vale do Castelo (SAVAC).
Para marcar o início das atividades, uma palestra sobre eficiência energética com o tema “Eletricidade: consumo com consciência”, foi ministrada por José Renato de Oliveira Pin, biólogo e diretor executivo da SAVAC, para alunos os alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e professores da EMEIEF Cecília Desthéfani Secchin, e também a moradores do entorno da instituição escolar.
“Entendemos que a interação com o ambiente escolar é um importante vetor de conscientização ambiental e que os alunos são os potenciais multiplicadores da importância da preservação dos recursos naturais, fundamentais para o desenvolvimento das comunidades”, diz o diretor do Instituto EDP Pedro Sirgado.
Na palestra foi utilizada uma maquete de uma casa eficiente para ilustrar a relevância do uso racional da energia elétrica e apresentadas as principais etapas da geração em uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH).
O “Recuperação de Nascentes” prevê o mapeamento e a proteção das nascentes dos rios da região de Castelo, bem como o trabalho de conscientização das comunidades vizinhas.
“O apoio da EDP é fundamental para que o projeto inicie em um momento importante para a região de Castelo, visto que o Espírito Santo passa por uma estiagem prolongada. As nascentes, que são fonte de água para o homem do campo, quando não protegidas, tendem a diminuir significativamente a sua vazão de água podendo até desaparecer”, destaca o biólogo e diretor executivo da SAVAC, José Renato de Oliveira Pin.
Com o lançamento, os próximos passos do projeto se iniciaram e são: o diagnóstico da situação atual das nascentes da região dos Pontões, a avaliação do nível de interferência sofrida, a georreferenciação e a aproximação com os produtores rurais para dar início à manutenção e/ou melhoria nos níveis ecológicos. Para todo o trabalho, a SAVAC conta com uma equipe formada por profissionais em biologia, geologia e gestão ambiental.
A iniciativa consiste, principalmente, na sensibilização dos produtores rurais, por meio de palestras e visitas a respeito da exploração consciente das nascentes dos rios como fonte de qualidade de vida para a família. Soma-se a isso, o isolamento físico das áreas para evitar contaminação e impactos negativos causados por animais. Para tanto, aos que aderirem à iniciativa, a SAVAC fornecerá materiais como mourões, arame e grampos de cerca. Adicionalmente, é feito o acompanhamento dos níveis de sucessão ecológica natural nas nascentes e suas implicações na produção de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário