sexta-feira, 15 de maio de 2015

Programação incentiva denúncia de abuso contra crianças em Cachoeiro


Primeira atividade será mobilização na Praça Jerônimo Monteiro

Na próxima segunda-feira (18), quando o Brasil comemora o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Cachoeiro de Itapemirim inicia uma programação especial com atividades que vão ajudar a alertar para a importância do enfrentamento a esse tipo de violência.
A maior parte das ações será realizada em escolas municipais, principalmente para pais e mães dos estudantes. O objetivo é levar orientações claras sobre os perigos, alterações de comportamento e como agir em possíveis situações de violência e abuso sexual contra menores de idade.
Segundo a psicóloga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), apesar da quantidade de informações disponíveis na mídia, ainda é preciso orientar a população. Em Cachoeiro,  no ano passado, foram denunciados 94 casos novos de violência contra a criança, número maior do que o de 2013, que teve 86 novos casos.
“A gente não atribui o aumento desses números ao crescimento da violência, mas a uma maior conscientização da população, que está cada vez mais atenta aos riscos e tem denunciado mais. Não temos como atestar as motivações específicas de cada caso, mas creditamos essa realidade a uma maior vulnerabilidade das crianças e adolescentes a pessoas com desvios de caráter e a pedófilos, por exemplo”, explica.
Abuso pode acarretar consequências sérias
Abusos podem gerar consequências sérias. Segundo a psicóloga, ao longo do tempo, podem ocorrer quedas significativas no rendimento escolar, baixa autoestima, desvios na sexualidade, hiperatividade, transtorno de ansiedade, doenças sexualmente transmissíveis, dificuldades em ligações afetivas e estabelecimento de confiança em outras pessoas.
Alguns desses problemas chegam a acompanhar as pessoas por toda a vida, caso elas não tenham acompanhamento psicológico e social adequado. Por isso, em caso de abuso e exploração, a população deve denunciar por meio do Disque 100, do Conselho Tutelar ou da Delegacia da Mulher.
Os casos são encaminhados ao Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da prefeitura, que oferece acompanhamento psicológico e social às vítimas e suas famílias, além de realizarem trabalho educativo durante o ano em escolas, postos de saúde, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), entre outros locais.
Confira a programação!
Segunda (18)
Mobilização na Praça Jerônimo Monteiro, das 8h às 12h, com técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Projeto Villa’gindo.
Terça (19)
Palesta com o tema “18 de maio: Esquecer é permitir, lembrar é combater”, das 8h às 11h, com Walter Amaro de Salles, psicólogo da Vara de Família de Cachoeiro, para gestores escolares do município, no auditório da São Camilo.
Quarta (20)
Palesta com o tema “18 de maio: Esquecer é permitir, lembrar é combater”, às 8h30, no Cras Jardim Itapemirim, e às 14h, no Cras de Burarama.
Quinta (21)
Palesta com o tema “18 de maio: Esquecer é permitir, lembrar é combater”, às 10h, na escola Padre Gino Zatelli, com as psicólogas Paola Miranda e a assistente social Tatiana Valadão.
Palesta com o tema “18 de maio: Esquecer é permitir, lembrar é combater”, às 7h30, na escola Angélica Magnago, com a psicóloga Camila Falcão e a assistente social Virna Prado.
Palesta com o tema “18 de maio: Esquecer é permitir, lembrar é combater”, ás 7h30, na escola Carim Tanure, com a psicóloga Carla Teixeira e a assistente social Cíntia Scandian.
Palesta com o tema “18 de maio: Esquecer é permitir, lembrar é combater”, às 16h, na escola Anísio Ramos, com a psicóloga Camila Falcão e a assistente social Virna Prado.
Palesta com o tema “18 de maio: Esquecer é permitir, lembrar é combater”, às 14h, na escola Julieta Deps Tallon, com a psicóloga Carla Teixeira e a assistente social Cíntia Scandian.
Palesta com o tema “18 de maio: Esquecer é permitir, lembrar é combater”, às 13h, na escola Maria Silotti, com a psicóloga Paola Miranda e a assistente social Tatiana Valadão.
Palesta com o tema “18 de maio: Esquecer é permitir, lembrar é combater”, às 7h15, na escola Galdino Theodoro da Silva, com a psicóloga Paola Miranda e a assistente social Tatiana Valadão
Palesta com o tema “18 de maio: Esquecer é permitir, lembrar é combater”, às 7h15, na escola Maria Stael de Medeiros Teixeira, com a psicóloga Camila Falcão e Virna Prado.
Palesta com o tema “18 de maio: Esquecer é permitir, lembrar é combater”, às 7h30, na escola Pedro Nolasco Teixeira, com a psicóloga Carla Teixeira e a assistente social Cíntia Scandian.



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário