quinta-feira, 7 de maio de 2015

Fernando Portinho é o Cachoeirense Ausente nº 1 de 2015

Comissão responsável pela escolha fez o anúncio nesta quinta-feira (7)


O Cachoeirense Ausente nº 1 de 2015 é o médico Fernando Sérgio de Melo Portinho, 73, professor titular de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). A comissão responsável pela escolha fez o anúncio nesta quinta-feira (7), em reunião no plenário da Câmara Municipal de Cachoeiro.

A notícia foi bem recebida por Portinho. “Eu vim para o Rio em 1959, para fazer vestibular de medicina, e passei. Vim, como dizia a música, 'para voltar e não voltei'”, lembrou, por telefone.
Emocionado, ele contou que sempre teve um apego sentimental muito grande com a cidade e que, sempre que pode, a visita. “Minha turma do Liceu se reúne com frequência. Vamos fazer novo encontro este ano, em setembro. Cachoeiro é uma cidade que não tem igual no Brasil: em nenhuma outra os filhos são tão ligados à sua terra como nós. Eu saí, mas meu coração sempre esteve aí”, disse.

Mestre e doutor pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Fernando Portinho é reconhecido nacionalmente pela qualidade do seu trabalho acadêmico e no exercício da profissão de médico. Seu currículo ainda reúne títulos como o de membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial; da Sociedade de Otorrinolaringologia do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Otologia.
Criado na década de 1930 pelo escritor Newton Braga, o título de Cachoeirense Ausente nº1 é concedido a homens e mulheres, nascidos no município, que residem e se destacam em outras cidades. Os homenageados participam das atividades da festa de Cachoeiro, no mês de junho. 



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário