sexta-feira, 8 de maio de 2015

BAUNILHA PROMOVE AMANHÃ A SUA FEIRA SABORES E SABERES



08/05/2015 - Baunilha, a “Terra da planta cheirosa”, realiza amanhã, às 17 horas, a sua segunda Feira Sabores e Saberes, na praça principal da sede do distrito, na margem da Rodovia 259, em frente do Bar da Estação. A Feira reúne a comunidade local e também do distrito vizinho, Boapaba, para promover os agricultores familiares e também já virou uma fonte de renda e uma opção de lazer para quem gosta de comidas da roça, de música sertaneja e de artesanato.
Quem gosta da saborosa culinária do campo poderá apreciar os bolos, biscoitos, tortas, rocambole, água de coco, roscas, pães, casadinhos, doces, capeletti e caldos, além de frutas e legumes da região. Poderá saborear a “Pereveca”, um rocambole alemão feito com banana, cachaça, cravo, canela e outros ingredientes, que já virou uma marca do lugar.
Quem quiser poderá comprar para levar para casa ou também presentear, objetos de decoração e utensílios domésticos do dia a dia como panos de prato bordados, bolsas de tecido, flores de EVA, bonecas de pano, tapetes de tecido e crochê, marca-texto, porta-treco, entre outras peças .
O evento é realizado pelo Grupo Sabores e Saberes e conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desnevolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
A coordenadora da Feira, Maria da Penha Alves Goldner, explica que a Feira é uma ótima oportunidade para os agricultores divulgarem e comercializarem seus produtos, agregando valor ao que produzem durante todo o ano em suas propriedades. Ela destaca ainda que já virou um ponto de encontro, contribuindo principalmente para a integração das comunidades do dois distritos em projetos que desenvolvem juntas.
Orquídea Baunilha
O nome do lugar é uma homenagem à planta que já foi abundante na região. A Vanilla Planifolia (baunilheira) é uma orquídea trepadeira, uma planta herbácea, perene e com hábito trepador. Pertence a família Orchidaceae e é do gênero Vanilla. As espécies que compõem o gênero são originárias do sudeste do México, da Guatemala e outras regiões das Américas Central e do Sul, incluindo o Brasil.
A baunilha é considerada um aromatizante (também conhecido como vanilina), de cheiro perfumado, doce e delicado, por interferir de forma benéfica no sabor final da comida, além de permitir a conservação dos alimentos. É um dos mais apreciados do mundo, muito usado na aromatização de sorvetes, chocolate, bebidas e produtos de confeitaria, além de perfumaria e em pequena escala, como planta medicinal.
A Vanilla planifolia é a principal fonte natural de baunilha sendo também a Vanilla Trigonocarpa uma das melhores produtoras da essência, que é extraída dos frutos de algumas espécies, fazendo dela a única orquídea que possui interesse comercial fora do contexto ornamental.
A Ilha de Madagascar é a responsável hoje por 90% de sua produção mundial. No Brasil, ela ocorre no sul da Bahia, onde a floração acontece nos meses setembro e outubro, e a colheita de abril a julho. São Paulo é o seu principal comprador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário