quarta-feira, 13 de maio de 2015

Aldeias indígenas de Aracruz vão plantar milho crioulo

                                 As aldeias indígenas de Aracruz vão receber sementes de milho crioulo Fortaleza /Muqui para plantio de 16 hectares neste ano, de forma coletiva e individual. A decisão foi tomada em reunião na Aldeia Pau Brasil com a presença do Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Josean Castro Vieira, do Coordenador da Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura, Luiz Bricalli, técnico da Funai Francisco Rocha, os Caciques Jonas Rosário/Aldeia Areal e Valdeir Almeida Silva/Aldeia Pau Brasil, o Secretário Municipal de Agricultura da Prefeitura de Aracruz Almir Viana e lideranças indígenas.
                                   No encontro ficou também encaminhado a realização de um Simpósio no dia 11 de junho onde as lideranças indígenas vão elaborar um conjunto de pleitos para serem encaminhados ao Poder Público. Na primeira conversa além da semente de milho crioulo, que vai fazer com que os índios tenham a sua própria semente para os próximos plantios, também discutiu-se a possibilidade de semente de feijão ser repassada. Da lavoura de cultivo coletivo será formado um banco de sementes. No plantio individual para cada quilo de semente recebido pelas famílias, elas vão devolver dois quilos, que também fará parte do banco de semente. O plantio coletivo de milho será realizado em lavouras que serão irrigadas. O objetivo é tornar a comunidade auto-suficiente na cultura do milho, evitando ter de comprar milho semente no comércio.
                             Outro ponto debatido foi com relação a Pimenta Rosa, que está se tornando importante fonte de renda nas Aldeias. Neste ano a previsão é de uma colheita que poderá ser superior a 100 toneladas. Melhoria na colheita, no pós-colheita e na comercialização foram pontos abordados e que deverão ser enfatizados em cursos. A Pimenta Rosa vem da Aroeira, que é nativa da região, mas vem tendo seu plantio ampliado.














                                      




Nenhum comentário:

Postar um comentário