sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Viana sedia pela primeira vez Fórum de Medidas Socioeducativas

Texto: Claudete Rodrigues / Foto: Siumara Gonçalves14/02/2014 - 16:29 h

Nesta sexta-feira (14), Viana recebeu os agentes que trabalham com medidas sócioeducativas de toda a Região Metropolitana para um amplo debate e troca de experiências. O fórum foi promovido na cidade pela primeira vez, em parceria com a Prefeitura de Viana e o Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo (IASES). O evento ocorreu no Teatro Municipal Luiz Rodrigues de Siqueira, em Viana Sede.
De acordo com a subsecretária de Assistência Social, Renda e Cidadania, Brunella Tiburtino Aloquio, os agentes dos outros municípios poderão conhecer melhor o serviço oferecido em Viana. “Esse é um espaço para discutir o trabalho desenvolvido, de levantar dificuldades e avanços que as cidades da Grande Vitória têm em comum. Além de ser uma troca de ideias para compartilhar sugestões para o aperfeiçoamento e melhoria constante do serviço”, explica.
A representante da 2ª Vara da Infância e Juventude de Vitória, Joseane Duarte Ouro Alves, contou que a ideia teve início em 2009, e o encontro foi organizado em Vitória. Após, em 2012 e 2013. “Estamos retomando os encontros. Construímos um documento a partir dessas discussões. E, cada município ficou com uma temática, que serão apresentadas e ao final da reunião, debatidas. No final serão dados os encaminhamentos”, esclarece.
Segundo a psicóloga da 2ª Vara da Infância e Juventude de Vila Velha, Elizabeth forumpersonagens.JPGPereira de Souza, esse é o primeiro encontro que o município participa. “Estamos aqui na condição de ouvintes. Cada lugar tem suas especificidades, mas também há algo semelhante. Essa troca de conhecimentos nos auxilia nas intervenções. É fundamental a realização desses fóruns para traçarmos ações de forma mais efetiva”, ressalta.
A gerente de Média Complexidade da Prefeitura de Vitória, Marciléia Maria Xavier Soares, disse que a proposta do encontro é bem extensa. “Discutimos e levantamos desafios e problemas da execução das medidas socioeducativas a luz do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Essa reunião é o resultado das decisões que foram tomadas no último fórum, em Guarapari, onde foi conversado sobre os eixos temáticos, que expomos nesse momento”, menciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário