sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Viana recebe o espetáculo 'O Que É Suficiente?' neste domingo (16)


Texto: Claudete Rodrigues / Foto: Divulgação
14/02/2014 - 16:32 h

A Prefeitura de Viana com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) traz para os vianenses uma peça teatral diferente e encantadora. É que o Grupo de Teatro Rerigtiba, de Anchieta, vai apresentar neste domingo (16) o espetáculo 'O Que É Suficiente?' que tem como técnica a manipulação direta de bonecos. A peça conta a história de um jovem casal que resiste à Segunda Guerra Mundial apostando em um sentimento poderoso: o amor. A encenação será no Teatro Municipal de Viana, localizado na Rua Florentino Avidos, centro da cidade, às 19 horas.

A direção do teatro, que tem duração de 50 minutos, é de Miguel Vellinho. Já a produção fica por conta de Telma Amaral. A entrada é gratuita.


Conheça o Grupo de Teatro Rerigtiba

O Grupo foi Fundado em 23 de julho de 1993 na cidade de Anchieta, litoral Sul do Estado do Espírito Santo e desde sua fundação vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa com base nas colaborações coletivas e ênfase na experimentação da linguagem teatral, da estética cênica e do jogo do ator para a criação de seus espetáculos.

Ao longo de sua caminhada O Grupo se firmou como uma referência em sua região, participando de mostras, festivais, encontros e de projetos como o “Circulação Cultural” da Secult-ES, sendo contemplado cinco anos consecutivos como prêmio que permitiu levar a cidades de norte a sul do espírito Santo seus espetáculos: “O Moço que casou com Mulher Braba” 2008, “Cabral a esquadra se de mal!” 2009, “A Comédia da esposa Muda” 2010, “Partituras” 2011 e “Sono e Sonhos” 2012.

Ao completar 18 anos de existência o Grupo materializa um sonho e inaugura sua sede na cidade de Anchieta, Espírito Santo, Brasil: um espaço de pesquisa, trabalho e experimentação dando continuidade ao seu trabalho.

Com mais de 20 montagens na bagagem, o grupo acumula prêmios com destaque para o prêmio “Funarte- Myriam Muniz edição 2007 e 2010” e da “Comenda de Honra ao Mérito” pelos 15 anos de relevantes serviços à propagação da Cultura e fomento do teatro anchietense, dada pelo Legislativo municipal de Anchieta.

Impulsionado pelo seu entusiasmo e paixão e ainda pela seriedade na produção e execução de seus projetos, o Grupo foi contemplado quatro anos consecutivos com o prêmio para Residência de grupos teatrais do Espírito Santo; e o trabalho do Rerigtiba ganha corpo e visibilidade, abrindo novos caminhos para seus atores através de uma intensa troca com os diretores residentes:

• em 2009 o Rerigtiba trouxe o diretor Amir Haddad ( RJ) com o projeto “A Linguagem estética do Teatro de rua com Amir Haddad”;

• em 2010 a convidada foi a diretora Fabianna de Mello e Souza (RJ), com o projeto “Processos criativos do Theatre Du Soleil com Fabianna de Mello e Souza”;

• em 2011 convidou a diretora Anie Welter (SP), com o projeto “A Magia de Manipular o inusitado; O Teatro com Anie Welter”;

• em 2012 foi a vez do diretor Miguel Vellinho (RJ) com o projeto “Bonecos que têm vida, o Teatro de animação com Miguel Vellinho”.

Além dos projetos de montagens o Grupo realiza cursos, oficinas e workshop para crianças, jovens e adultos. Por sua participação na cena cultural de sua cidade e região, o Grupo de Teatro Rerigtiba foi agraciado com o Título de “Utilidade pública Municipal e Estadual”.

Atualmente mantém em repertório o espetáculo infantil de teatro de animação “Sono e Sonhos”, o espetáculo adulto de máscaras balinesas “Partituras” e o espetáculo de bonecos para adultos “O que é Suficiente?”.

Curiosidade

Significado do nome Rerigtiba: “Lugar de muitas Conchas”. Este é o significado de Rerigtiba, o primeiro nome do povoado fundado em 1579 pelo padre José de Anchieta.

Com informações: http://www.grupodeteatrorerigtiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário