quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sinal verde para a festa do Carnaval de Vitória no Sambão do Povo nesta quinta


Elizabeth Nader
Grupo de foliões a frente do carro alegórico
Escolas prometem levar fantasias luxuosas e muita animação para a passarela do samba
Fábio Nunes
carro alegórico na avenida
Carros grandiosos e criativos são as promessas das agremiações para os desfiles
Está chegando a hora. Nesta quinta-feira (20), a partir das 21 horas, será dada a largada para o Carnaval de Vitória. No Sambão do Povo, 14 escolas farão a alegria do público, levando seus desfiles de cores, brilho e muito samba no pé para a avenida. O evento abre-alas do Carnaval no Brasil - este é o primeiro desfile de escolas de samba do país - promete atrair mais de 40 mil pessoas para a passarela do samba nos três dias de apresentações das agremiações – de quinta a sábado (22).
Divididas em três grupos – quatro no Grupo de Acesso, cinco no Grupo B e outras cinco no Grupo Especial –, as escolas disputam um lugar ao sol no samba capixaba. As escolas do Grupo Especial disputam entre si o título de campeã do Carnaval de Vitória. A última colocada desse grupo cai para o Grupo B. As agremiações do Grupo B brigam por uma vaga no Grupo Especial e apenas a campeã sobe para a elite. A última colocada desce para o Grupo de Acesso e a campeã deste sobe para o Grupo B.
Indo além da matemática de quem sobe ou quem desce, o amor pela escola tem que estar na ponta da língua de seus integrantes, cantando de cor e salteado os sambas-enredo tão ensaiados. "Até porque quem não canta perde ponto. Tem que estar envolvido, ir para a avenida sabendo que é uma competição e que tem um regulamento", explica o presidente da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses), Rogério Sarmento, que é responsável pela coordenação do Carnaval de Vitória.
Rogério aposta no sucesso do Carnaval deste ano e aguarda, junto com o público, as novidades que as escolas prometem levar para os desfiles. "Para chegarmos aos dias dos desfile, foi preciso um ano inteiro de trabalho duro. O grande estresse das escolas é saber que na hora tudo pode acontecer, que o desfile se faz ao vivo, na avenida", afirma.
Segundo ele, o crescimento observado no Carnaval capixaba é grande, ano após ano. "Com essa divisão em grupos, as escolas ficaram mais competitivas e elas vão com tudo pro Sambão", avalia Sarmento.
Bom para o público, que poderá acompanhar de perto essa evolução. "A maior estrela do Carnaval de Vitória é o sambista capixaba que se empenha para construir o Carnaval. Graças, também, ao voto de confiança que temos dos poderes municipal e estadual e da iniciativa privada, que acreditam no samba feito aqui", completa.

Desfiles

A folia começa com os desfiles das escolas do Grupo de Acesso, nesta quinta-feira (20), a partir das 21 horas. O primeiro sinal verde será dado para a Chega Mais. Depois, desfilam Tradição Serrana, Chegou o que Faltava e Rosas de Ouro.
Nesta sexta (21), as escolas do Grupo B prometem muita alegria e cores para garantir um lugar no Grupo Especial. A partir das 22 horas, desfilam, na ordem, Barreiros, Andaraí, Imperatriz do Forte, São Torquato e Novo Império.
Sábado (22) é o dia mais esperado do Carnaval. A disputa promete ser quente entre as postulantes ao título. A partir das 22 horas, desfilam, na sequência, Jucutuquara, Piedade, Boa Vista, Pega no Samba e Mocidade Unida da Glória (MUG), que é a atual campeã do Carnaval de Vitória. A apuração ocorrerá no Ginásio do Álvares Cabral, em Bento Ferreira, na terça-feira (25), às 15 horas.
Carlos Antolini
Rainha da Bateria a frente do carro alegórico
Passarela do samba será tomada de alegria e muito brilho a partir desta quinta (20)
Marcos Salles
Mestre sala e porta bandeira
Casais de mestre-sala e porta-bandeira prometem levantar o público no Sambão

Ônibus extras

Para garantir a diversão dos foliões durante a festa de Momo e oferecer tranquilidade para o retorno a suas casas, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) montou um esquema especial de transporte coletivo nos dias dos desfiles.
Só no Tancredão, seis ônibus do tipo convencional circularão no período das 23h59 às 6h30. Nesses dias, a linha noturna 210 (Goiabeiras / Rodoviária / Via Beira-Mar) não operará, sendo substituída pela linha 212 (Aeroporto / Santo Antônio / Via Beira-Mar), fazendo os horários da 0 hora, 1h25, 2h50 e 4h15.
As outras duas linhas noturnas - 130 (Resistência / Jardim da Penha) e 160 (Jardim Camburi / Rodoviária) - operarão com veículos do tipo convencional. Em condições normais, as duas linhas operam com veículo tipo micro-ônibus.

Táxis

Para os foliões que quiserem aproveitar os desfiles no Sambão sem se preocupar com a direção, a Setran autorizou a instalação de dois pontos de táxis na região: um na entrada da passarela do samba e outro na região da dispersão das escolas de samba. Todos os taxistas de Vitória foram convocados para aumentar a oferta. A Setran esclarece que o uso do taxímetro é obrigatório.

Internet liberada

Os foliões e profissionais da imprensa que forem ao Sambão do Povo nas três noites de desfiles do Carnaval de Vitória 2014 terão ainda mais facilidade para o envio de fotos e vídeos. A Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Semfa/ SubTI) instalou na região da passarela do samba, no bairro Mário Cypreste, 20 antenas para internet livre, além de um link para atender, no mínimo, 8 mil acessos simultâneos. Com isso, será possível o envio de fotos e vídeos na rede, que estará aberta de forma gratuita durante os desfiles.

Limpeza

Nos intervalos entre os desfiles, uma equipe de 20 garis da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) fará a manutenção da passarela do samba com varrição e retirará todos os adereços e partes das fantasias que ficarem para trás. Com o término dos desfiles, será executada a limpeza das arquibancadas e da pista do entorno do Sambão.
Dicas para o folião
Nas arquibancadas e mesas de pista, cada pessoa pode levar duas garrafas plásticas de 500 ml cada com bebida e dois lanches (sanduíches, salgados ou frutas). Garrafas de vidro não são permitidas. Não será permitido entrar com caixa de isopor e/ou caixa térmica, apenas bolsa térmica. Foram disponibilizadas 50 vagas para comerciantes eventuais trabalharem em barracas padronizadas no Sambão do Povo para a venda de bebidas (água, cerveja e refrigerante) e alimentos.
Nos camarotes, não é permitido sentar ou pular as janelas. Para uso de de freezer, frigobar e outros equipamentos elétricos, é precisar fazer uma ligação particular com a Escelsa, pois as tomadas dos camarotes não possuirão carga elétrica. Também não é permitido usar botijão de gás.
Para os foliões que forem desfilar, não é permitido o uso de máquinas fotográficas ou filmadores durante a apresentação da escola de samba na avenida, assim como telefones celulares. Se alguma pessoa for flagrada usando os aparelhos na avenida, a escola pode ser penalizada.
Aqueles foliões que também irão assistir às outras escolas receberão uma identificação com lacre inviolável que permitirá que eles entrem e saiam dos setores para os quais adquiriram seus bilhetes.
Programação
Quinta-feira (20), a partir das 21 horas
Grupo de Acesso
21 horas: Chega Mais (Escola Convidada)
entre 22h10 e 22h25: Tradição Serrana
entre 23h35 e 23h50: Chegou o que Faltava
entre 1h e 1h15: Rosas de Ouro
Sexta-feira (21), a partir das 22 horas
Grupo B
22 horas: Unidos de Barreiros
entre 23h10 e 23h25: Andaraí
entre 00h35 e 00h50: Imperatriz do Forte
entre 2h e 2h15: São Torquato
entre 3h25 e 3h40: Novo Império
Sábado (22), a partir das 22 horas
Grupo A
22 horas: Unidos de Jucutuquara
entre 23h10 e 23h25: Unidos da Piedade
entre 00h35 e 00h50: Independente de Boa Vista
entre 2h e 2h15: Pega no Samba
entre 3h25 e 3h40: Mocidade Unida da Glória
Matérias relacionadas
Carlos Antolini
Carnaval 2013 - Escola Unidos de Jucutuquara
Belas rainhas de bateria são algumas das atrações levadas pelas escolas para a avenida Ampliar
Divulgação Secom
Mapa do Sambão
Mapa mostra a estrutura do Sambão e a distribuição dos setores e serviços Ampliar
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Tel(s).: 3132-8354

Nenhum comentário:

Postar um comentário