quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Saúde: Classificação de Risco prioriza atendimento urgente

Indicar o risco que o paciente corre e o tempo máximo que ele pode esperar por atendimento médico nas Unidades de Saúde e Pronto Atendimento é o objetivo da Classificação de Risco, mas muita gente tem dúvidas sobre o assunto. Em todas as Unidades de Saúde de Vila Velha, assim como nos dois Prontos Atendimentos do município (Glória e Cobilândia), funciona o sistema de Classificação de Risco por cores.
 
O sistema utiliza cores para a classificação do grau de risco do paciente facilitando, assim, os encaminhamentos. São elas: Vermelho (emergência) - atendimento imediato; Laranja (muito urgente) - atendimento o mais rápido possível; Amarelo - o paciente precisa de avaliação e pode aguardar, pois não é considerado emergência; Verde (pouco urgente) – atendimento médico, mas pode ser atendido também em uma Unidade de Saúde; Azul (não urgente), caso de menor complexidade que também poderia ser atendido em Unidade de Saúde.
 
A principal vantagem desta classificação por cores é separar os casos verdadeiramente urgentes dos não urgentes. “Garantimos o atendimento prioritário dos casos mais graves. Os pacientes deixam de ser atendidos pela ordem de chegada ao setor de urgência e passam a ser examinados e consultados em função da gravidade da situação”, explicou a subsecretária de Atenção Especializada, Sônia Dalmolim.
 
“Ter os pacientes classificados por prioridades é vantajoso para os profissionais, que passam a ter uma imagem ampla do número de doentes que se encontram no setor e da sua gravidade, permitindo atuar de forma mais correta e responsável. É muito mais vantajoso para o paciente, que está assegurado que não corre risco de morte”, explicou.
 
O tempo de atendimento é determinante para a recuperação e as intervenções mais assertivas para a queixa que motivou o paciente a procurar o serviço. Outra vantagem da classificação de risco por cores é oferecer um serviço homogêneo. Ou seja, independentemente do horário, do dia da semana ou do profissional que estará de plantão, a instituição de saúde terá a mesma padronização no atendimento.
 
Esse sistema é creditado pelo Ministério da Saúde, Conselho Regional de Medicina e Conselho Regional de Enfermagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário