quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Música, teatro, oficinas e cinema agitaram o verão cultural na capital

Yuri Barichivich

Mar de Musica
Música agitou o palco montado na praia de Camburi com os shows do Mar da Música
Yuri Barichivich
Mar de Musica
Mar da Música levou quase 30 atrações gratuitas para a areia da praia
Do primeiro dia do ano até o início de fevereiro, a cultura tomou conta de Vitória. O mês de férias para muita gente trouxe atrações gratuitas em diversas áreas para animar ainda mais os dias e as noites de verão. E a cultura se espalhou mesmo: a praia de Camburi, a Ilha das Caieiras, a Prainha de Santo Antônio, a praça dos Namorados e o bairro Jardim Camburi viraram cenários para a expressão artística. Bandas e peças de teatro de artistas locais entraram em cena e fizeram da programação de verão da cidade ainda mais cultural.
Um "Mar de Música" invadiu a praia e outros pontos da cidade. Música ao ar livre, em paisagens representativas da cidade, como a praia de Camburi e a Ilha das Caieiras, música nos bairros, como em Santo Antônio e em Jardim Camburi, e música para os turistas, como no aeroporto e na rodoviária, onde músicos receberão os visitantes até o final de fevereiro (sextas na rodoviária e sábado no aeroporto, a partir das 8 horas).
Entre os mais de 30 shows gratuitos, apresentações memoráveis de nomes importantes da música capixaba que agradaram ao público – de Casaca a Zémaria, de Comichão a Os Pedrero, de Pé do Lixo a Quarteto Capixaba, a lista é grande. Cabe ainda Azul e banda, Gustavo Macacko, Adios Me Voy, Manfredines, Jr. Bocca, Cidade do Reggae, Soltos, Sagaz, Adikto, Rastaclone, Carol & Priscila, Fepaschoal, Rajar, Trio Jatobá, Derengos, Cris Monteiro, Kalifa, Jota III, Carne de Gato, Lula D'Vitória, Hypnotzion, Fanfarra, Guardiões do Corso, Leandro Mello, Simplicidade Pura e Pedrinho Nó na Madeira – todos os estilos musicais e várias gerações de artistas e músicos do Estado.
E sem perder a tradição, ainda teve a banda de congo Panela de Barro, que atraiu muita gente com sua levada contagiante – a marca do que é ser capixaba. "Um verão de todos os ritmos e para todos", garantiu a secretária municipal de Cultura em exercício, Andreia Carvalho.

Teatro

Indo além do "Mar de Música", outras manifestações artísticas tiveram seu espaço na cidade. A praça dos Namorados, por exemplo, virou palco para apresentações de espetáculos teatrais gratuitos durante a temporada de verão. A iniciativa, que agradou a crianças, jovens e adultos, faz parte do projeto "A Arte é Nossa", uma das ações do Programa Vitória é Cultura, da própria Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Divulgação Semc
Exposição Reinos, Escudos e Máscaras
Exposição "Reinos, Escudos e Máscaras" atraiu grande público no Mucane
André Sobral
Exposição "Por Novos Horizontes", de Ignez Capovilla
Mostra "Por Novos Horizontes" está aberta no Memorial da Paz, na Enseada do Suá

Exposições

O roteiro de janeiro ainda contemplou os espaços culturais, todos com exposições. No Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), a exposição "Reinos, Escudos e Máscaras" atraiu grande público. Por lá, também aconteceu o lançamento do livro "Seja um craque sem pedra (A capoeira que dá rasteira nas drogas)", do jornalista e historiador Mano Lima. Na Escola da Ciência-Física, no Parque Moscoso, além da exposição "Linguagem Gravada", do grupo Célula de Gravura, aconteceram oficinas. O Memorial da Paz, na Enseada do Suá tem aberta a exposição “Por Novos Horizontes”, de Ignez Capovilla.

Cinema

Também teve cinema nessa programação de janeiro. O Vitória Cine Surf, apoiado pela Secretaria de Cultura, levou sua sexta edição (e seu público cativo) ao Cine Metrópolis, na Ufes. Exibições de vários filmes com temas de surf, apresentações musicais e de DJ´s, exposições de artes, homenagens e sorteios, além da presença de convidados especiais, como os surfistas Bruno Santos, Krystian Kimerson e Derek Rabelo.
E enquanto muitos curtiam as atrações do “Mar de Música”, o festival de cinema, o teatro e as exposições, teve gente que resolveu aproveitar o verão estudando. A Escola Técnica de Dança, Teatro e Música Fafi ofereceu 320 vagas para suas oficinas de verão em Dança, Teatro e Musicalização para a população em geral. Os cursos lotaram as salas da escola no mês de janeiro.

Carnaval

Agora, a Secretaria de Cultura prepara-se para outra grande temporada cultural: o Carnaval. Os desfiles das escolas de samba acontecem entre os dias 20 e 22 de fevereiro, no Sambão do Povo. "Esse primeiro período do ano com eventos voltados para a cultura só foi possivel graças ao empenho dos funcionários da Cultura. Agradeço a toda a equipe da secretaria, que trabalhou com afinco para dar continuidade às ações iniciadas por nosso querido Alexandre Lima. Unimos esforços para manter as atividades e já nos preparamos para colocar em prática o planejamento de ações de 2014", afirma a secretária Andreia Carvalho.
André Sobral
Aula de Dança na FAFI
Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi ofereceu oficinas gratuitas de verão
Fábio Nunes
carro alegórico na avenida
Desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória é a próxima grande ação cultural na capital
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Tel(s).: 3132-8354

Nenhum comentário:

Postar um comentário