Yuri Barichivich

Pequenos mostraram muita disposição logo no primeiro dia de atividades deste ano letivo no Cmei Ocarlina Nunes Andrade
Yuri Barichivich

Prefeito Luciano Rezende e secretária de Educação, Adriana Sperandio, deram as boas-vindas aos alunos no Cmei de São Cristóvão
Depois de mais de um mês de férias escolares, o ano letivo de 2014 na rede pública de ensino de Vitória começou nesta quarta-feira (5). Foi dia de volta às aulas para cerca de 50 mil alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).
Logo no início da manhã, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, já estava na porta da Emef Custódia Dias de Campos, no Bairro de Lourdes, para recepcionar os alunos e suas famílias. "Esse é um momento de muita emoção. A Secretaria Municipal de Educação começa a prestar serviço no ano letivo de 2014 para, aproximadamente, 50 mil alunos. Entregamos os uniformes antes das aulas, as escolas estão com toda a orientação para que possam prestar um melhor serviço e, neste ano, nós vamos investir 30% de todo o orçamento da Prefeitura em educação. É o maior investimento dos últimos 15 anos na cidade de Vitória", destacou o prefeito.
Andressa Tatiane dos Santos é mãe de Alice dos Santos, de apenas 6 anos, aluna do primeiro ano, que, em 2013, estudava no Cmei Valdívia da Penha Antunes Rodrigues, em Santos Dumont. Ela disse que a mocinha mal conseguiu dormir. "Ela me acordou durante a madrugada para saber se já era hora de ir para a escola nova. Isso tudo é muito novo para ela. E sei que está curtindo muito, porque, na cabecinha dela, ela deixou de ser 'criança' e agora é 'mocinha', já que está no ensino fundamental. Tenho certeza que Alice vai se adaptar muito bem, porque, além de ser uma escola muito boa, Alice é bem comunicativa", disse a mãe, orgulhosa.
Sobre a visita do prefeito à escola, ela completou: "Fiquei muito feliz com a visita do prefeito. Isso confere mais segurança para as famílias, né? É muito bom saber que ele acompanha a educação de perto. Gostei mesmo", disse.
"Esperamos que 2014 seja um ano de excelente desempenho escolar para esses estudantes e de reconhecimento de que o caminho da escola é um caminho de geração de oportunidades e para realização de projeto de vida", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
Yuri Barichivich

Pais ficaram na sala de aula com os professores para que as crianças se adaptassem ao ambiente
Yuri Barichivich

Renato e Renata Gesze, pais de Abraão Miranda, levaram o pequeno para o primeiro dia de aula no Cmei Ocarlina Nunes Andrade
Mais visita
O dia foi de visita do prefeito também ao Cmei Ocarlina Nunes Andrade, no bairro São Cristóvão. Lá, ele percorreu as salas e conheceu Renato e Renata Gesze, pais de Abraão Miranda Gesze, de apenas um ano e nove dias, como gostou de frisar a mãe. É a primeira vez que o bebê vai frequentar um Cmei e os pais ficaram emocionados.
"Estou percebendo que ele está se sentindo o máximo. Se formos embora agora, ele nem vai sentir nossa falta. Isso é muito bom, né? É o primeiro passo dele para a independência e para a vida escolar. Eu estou muito orgulhoso", disse, com a voz embargada e em meio a lágrimas, o pai.
Ele e a esposa fizeram parte do grupo de pais que ainda permaneceram na unidade escolar por um pouco mais de tempo para facilitar a adaptação das crianças que passam a frequentar um Cmei pela primeira vez na vida.
"Não tem jeito. A gente chora mesmo. É nosso primeiro filho, é filho único. Meu coração está apertado de ter que deixá-lo aqui num ambiente totalmente novo e diferente para ele. Mas também preciso dizer que confio demais nessa equipe. Nós conhecemos a escola e estamos muito contentes por termos conseguido uma vaga para nosso pequeno aqui", disse Renata.
Matéria relacionada
Divulgação Seme

Secretária Adriana Sperandio conversou com alguns alunos da Emef Custódia Dias de Campos
Divulgação Seme

Secretária desejou um bom ano letivo para os alunos e destacou a importância do bom desempenho na sala de aula
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Informações à imprensa:
Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097
Nenhum comentário:
Postar um comentário