terça-feira, 24 de setembro de 2013

Vitória participa do BiciRio 2013 e traz ideias para incentivar uso de bicicleta


Divulgação BiciRio
Bicicleta
Uso da bicicleta como alternativa de transporte urbano é o tema central do BiciRio
Ciclistas, ativistas sociais, especialistas em trânsito, meio ambiente e urbanismo e gestores públicos de diferentes partes do Brasil se reuniram no último final de semana no Rio de Janeiro (RJ) para participar do 3º Fórum da Mobilidade por Bicicleta, o BiciRio 2013.
Vitória foi representada pelo secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura, Max da Mata, que conheceu experiências de sucesso e modelos que podem ser replicados para o uso da bicicleta como alternativa de transporte urbano.
A Fundação Rio Zoo, na Quinta da Boa Vista, foi a sede das discussões sobre "Educação e comportamento para uma convivência harmoniosa entre ciclistas e motoristas no trânsito". O tema apresenta os mesmos conceitos dacampanha "Respeito todos na via", desenvolvida pela Prefeitura de Vitória este ano para marcar a Semana Nacional de Trânsito e a Semana Municipal do Ciclista. A campanha capixaba foi iniciada no último dia 20 e se estenderá até o dia 15 de outubro.
Além de palestras e mesas de debates, o evento promoveu ações e simulações, visando mostrar na prática os conflitos que existem no dia a dia dos usuários das vias públicas – ciclistas, motociclistas e motoristas de veículos de diferentes categorias - e estratégias para a mudança no comportamento dos cidadãos.
O BiciRio 2013 reuniu especialistas para responder questões como: "Por que é tão difícil cumprir regras e leis, tornando a convivência tão perigosa? Como um motorista de ônibus ou de um automóvel vê a bicicleta nessa convivência e vice-versa? Qual o comportamento e o papel do ser humano nessa relação entre homem e máquina, onde os mais fortes subjugam e oprimem os mais fracos ?"

Metas de Vitória

Compartilhamento de bicicletas, implantação de paraciclos e realização de campanhas educativas são algumas das ações que a Prefeitura de Vitória vai realizar para promover o uso desse veículo como meio de transporte na cidade. A administração municipal já está implantando ciclovias e ciclofaixas para estimular o modal sustentável, melhorar a mobilidade urbana e incentivar a prática de exercícios físicos entre a população. Atualmente, Vitória tem 29 quilômetros de ciclovias implantadas.
"Estamos construindo a ciclovia de Jardim Camburi e concluindo a recuperação física da ciclovia da rodovia Serafim Derenzi. Vamos desenvolver um plano ligando os principais corredores da cidade, o anel cicloviário, que será finalizado até 2016", disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário