Nesta quinta-feira (26) e sábado (28), diversos estudantes da escolas estaduais da Serra colocarão em prática o resultado final de diversas oficinas desenvolvidas em suas instituições de ensino. Após 1 mês de encontros, estudantes dos bairros José de Anchieta, Feu Rosa e Vila Nova de Colores apresentarão os resultados das oficinas de rádio-escola, cicloativismo e cineclube para seus colegas e também para moradores das comunidades envolvidas.
As oficinas fazem parte do projeto Jovens Urbanos e atenderam dezenas de jovens da rede de ensino estadual. O programa foi desenvolvido entre o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Secretaria de Estado da Educação, o Itaú Social e o Lab-Muy – Arte y Cultura Digital.
Nesta quinta-feira, os estudantes da Escola Estadual Silvio Egito Sobrinho inauguram a Rádio Silvio Egito, uma rádio-escola que será produzida e apresentada pelos próprios estudantes. As oficinas ocorreram em clima de empolgação por parte dos alunos, que estão desenvolvendo conteúdo para serem divulgados durante os recreios. A intenção é fazer da rádio-escola um canal de comunicação novo entre os próprios alunos e também servir como um suporte didático de ensino. A inauguração da rádio será especial, com apresentação e show musical do grupo de rap Fora do Padrão.
Também nesta quinta-feira, às 19h, a Escola Estadual Marinete de Souza Lira, em Feu Rosa, inaugura o seu cineclube, um projeto piloto que também irá contar com a exibição de vídeos feitos durante as oficinas ministradas ao longo do último mês. Em evento aberto à comunidade, serão exibidos os vídeos produzidos pelos estudantes da escola, bem como o filme “Uma Onda no Ar”, que conta a história de uma rádio comunitária em Belo Horizonte. Antes da sessão haverá um bate-papo sobre comunicação comunitária.
No sábado (28), às 13h, é a vez da Escola Estadual Vila Nova de Colares apresentar o resultado final da oficina Bike Cidade, com uma bicicletada pela comunidade, uma semana depois do Dia Mundial Sem Carro. A concentração será bem perto da escola, na praça de Feu Rosa, e contará com atividades culturais. Estudantes e toda comunidade se preparam para o evento que irá percorrer diversos bairros, colocando em prática as noções de mobilidade urbana, sustentabilidade e cicloativismo que tiveram ao longo da oficina, que, inclusive, chegou a customizar diversas bicicletas dos estudantes.
Informações para a imprensa
Fabrício Noronha
Lab.Muy – Arte y Cultura Digital
27 9939-6176
| Oficina Jovens Urbanos 1.jpg 623K Visualizar Compartilhar Baixar |
| Oficina Jovens Urbanos 2.jpg 78K Visualizar Compartilhar Baixar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário