terça-feira, 24 de setembro de 2013

Assistência à gestante vai ganhar reforço em Cachoeiro


O lançamento do projeto foi realizado na tarde desta terça-feira (24)

Para ampliar o atendimento disponibilizado às gestantes de Cachoeiro por meio do auxílio-natalidade, benefício que faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas), as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Saúde (Semus) e o Centro de Referência em Infectologia Abel Sant‘Anna (Crias) atuam em parceria no projeto de Assistência à Gestante "Encontro de Mães". O lançamento foi realizado na tarde desta terça-feira (24), no auditório da Semdes, na Ilha da Luz.
Por meio do projeto serão dadas orientações imprescindíveis para as futuras mães, que terão acesso a informações como a importância do pré-natal, alimentação saudável, prevenção de doenças, saúde do bebê, higiene, direitos da mulher, entre outros temas relevantes. As oficinas e atividades serão ministradas por pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, com programação para acompanhar os nove meses de gestação.
Atualmente, a Semdes atende mulheres grávidas inclusas no auxílio-natalidade. Têm direito a esse benefício aquelas cuja renda per capita (por pessoa) na família é de até 25% do salário mínimo. Mediante comprovação de renda e acompanhamento médico (pré-natal), são promovidos encontros mensais para orientar as gestantes e no sétimo mês de gravidez elas recebem o kit bebê, com 26 itens necessários aos cuidados para com o recém-nascido, entre eles roupinhas, fraldas e lenços umedecidos.
Essas atividades socioeducativas são realizadas nos espaços de acolhimento dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).
“Com o projeto de Assistência à Gestante, esperamos ampliar a participação delas referenciadas nos Cras e Creas do município de Cachoeiro, maior comparecimento às consultas médicas do pré-natal e, consequentemente, ampliar também a concessão do auxílio-natalidade a mais gestantes que se enquadram nos critérios”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Leonardo Pacheco.
Serão realizados encontros mensais nos Cras de Jardim Itapemirim, Alto União, Alto Village e Burarama, no Creas, localizado na Ilha da Luz, nas unidades de saúde dos distritos e localidades de Itaoca, Conduru, São Vicente, Coutinho, Pacotuba, Córrego dos Monos, São Joaquim, Santa Fé, Soturno, Gironda, Cobiça, Sambra, Gruta, Timbó, Luanda, São João da Lancha e Safra.
“Constatamos a necessidade de um trabalho articulado e multidisciplinar com foco na melhoria da qualidade de vida e na saúde da gestante no pré-natal, no pós-parto e na fase de amamentação, com qualidade dos serviços ofertados, tanto no âmbito da saúde quanto na assistência social, para ampliação do acesso das gestantes ao benefício e ao acompanhamento médico durante toda a gravidez”, analisa Leonardo Pacheco.
Importância das consultas pré-natal
São necessárias no mínimo sete consultas e acompanhamento dos exames regulares durante o pré-natal para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças transmissíveis de mãe para filho.

------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário