Yuri Barichivich

Oficina ensinará crianças a reutilizar garrafas PET para fazer brincadeiras durante o Circuito de Parques e Praias
A Escola da Ciência - Física estreita ainda mais os laços com outras secretarias municipais, unindo forças em prol da revitalização da região central da capital e fazendo da divulgação científica uma efetiva ferramenta para a promoção da cidadania.
Desta vez, o espaço vai estar envolvido no Circuito de Parques e Praças com atividades pedagógicas a serem desenvolvidas tanto no Parque Moscoso quanto na própria escola, nos sábados dos meses de setembro, outubro e novembro, sempre das 14h30 às 17 horas.
Os visitantes vão poder conferir uma miniexposição com looping, espelho plano, pêndulos ressonantes, curva mais rápida e princípio da pilha. Além disso, haverá uma oficina diferente para cada dia da programação.
Confira a programação:
28 de setembro
Caleidoscópio: instrumento que cria padrões geométricos utilizando materiais simples.
5 de outubro
Persistência Visual: construção de um brinquedo simples que demonstra como a persistência retiniana pode criar ilusões no cérebro.
12 de outubro
Vai e Vem: reutiliza garrafas de plástico que seriam descartadas e demorariam centenas de anos para se decompor, diminuindo assim a quantidade de resíduos; mostra a transformação da energia mecânica em cinética, em um instrumento simples, fácil e divertido. Cada participante deverá levar duas garrafas PET
19 de outubro
Ciência do Equilíbrio: consiste na construção de pequenos brinquedos que apresentam situações curiosas de equilíbrio.
26 de outubro
Cores da Biodiversidade: aborda aspectos físicos e biológicos ligados a propagação e reflexão da luz, bem como à percepção das cores; relaciona os comprimentos de onda e as cores.
9 de novembro
Bioacústica: permite compreender o que é o som e como os animais, principalmente o ser humano, o produzem e o percebem; explica os processos da fala e da escuta; diferencia as regiões do ouvido; criação de brinquedos acústicos.
16 de novembro
Animação: permite compreender a ilusão óptica dos "brinquedos"; confecção de um folioscópio, um zootrópio e um flipbook; compreensão sobre o princípio da produção de desenhos animados.
Outras atrações
Carlos Antolini

Público poderá aproveitar o giroscópio humano durante as atividades na Escola da Ciência - Física
Simultaneamente, a Escola da Ciência - Física trabalhará das 14 às 18 horas com as exposições temporárias "Astronomia e a Conquista do Espaço" e "Memórias do Parque" e também com a exposição permanente da física, com duas salas abertas à visitação. Além disso, o público poderá desfrutar da parede de escalada e do giroscópio humano. As oficinas de robótica acontecerão das 14h30 às 16 horas, sendo 10 vagas por turma para crianças com idade acima de 10 anos.
Conheça os instrumentos
- Looping: experimento que demonstra a transformação da energia, no caso a da energia potencial gravitacional, em energia cinética. Aborda também o conceito de inércia.
- Espelho plano: neste instrumento, explica-se a inversão lateral das imagens refletidas pelo espelho, denominadas imagens enantiomorfas.
- Pêndulos ressonantes: instrumento que permite explicar a propagação da energia através de ondas, movimentos ondulatórios e ressonância.
- Curva mais rápida: demonstra como uma curva cicloide permite que, a um campo gravitacional constante, um corpo percorra uma distância entre dois pontos em um menor intervalo de tempo. A essa trajetória denomina-se braquistócrona.
- Princípio da pilha: esse aparato pode ser aproveitado para se chegar ao conceito de pilha, como sendo um gerador (e não armazenador) de eletricidade através de reações químicas que produzem um excesso de elétrons, criando uma corrente que flui pelos fios condutores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário