terça-feira, 24 de setembro de 2013

Alunos dos cursos do Programa Qualifica ES recebem certificados na Prefeitura - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Formação Garçom
Profissionais tiveram a oportunidade de se capacitar no curso "Tipos de Serviços em Restaurante e Garçom"
Carlos Antolini
Camareira arrumando cama
Camareiras conquistaram qualificação no curso "Excelência na Receptividade ao Turista"
Interesse, disposição, disciplina e persistência. Características de 150 pessoas que se dedicaram e receberão seus certificados de conclusão de cursos oferecidos dentro do Programa Qualifica ES, nesta quarta-feira (25), às 17 horas, no auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura de Vitória.
Serão 150 certificados entregues pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, a todos que fizeram os módulos e concluíram os cursos "Tipos de Serviços em Restaurante e Garçom" (40h), "Atualização para Profissional Camareira" (45h), "Excelência na Receptividade ao Turista" (20h), "Cerimonial e Protocolo para Eventos" (24h) e "Inglês Instrumental" (48h).
Os cursos tiveram início em março e se estenderam até este mês. Foram nove turmas e a carga horária variou de 20 a 48 horas. Os cursos que tiveram maior procura foram, na ordem, Inglês, com 67 inscritos, e Excelência ao Turista, com 42 interessados.
Coube ao município, dentro do Programa Qualifica ES, por meio da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, mobilizar as comunidades, além de executar as inscrições e participar do desenvolvimento dos cursos desde a sua criação.
São cursos voltados para a área de turismo com meta no aperfeiçoamento e atualização da mão de obra no setor. A parceria é com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, cabendo ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) a execução dos cursos.

Mobilização

Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Paulo Renato Foneca Júnior, a mobilização foi contínua e ampla. "Envolveu o trade, sindicatos, restaurantes, hotéis, empreendimentos turísticos, prestadores de serviços, faculdades, cursos técnicos, entre outros lugares, e nosso principal objetivo foi a reciclagem ou atualização de mão de obra", disse.
Paulo Renato explicou que as pessoas que concluíram os cursos mostraram persistência e serão recompensadas por estarem melhor preparadas. "Alguns se superaram, arrumaram tempo e disponibilidade para aprender e o mercado reconhecerá", avaliou o secretário.

Atributo

De acordo com a gerente de Qualificação do Trabalhador, Fabiana Santos de Oliveira, qualificar-se deveria ser um atributo de todos. Inclusive, quem está no mercado de trabalho que não deveria se acomodar num mundo em constante mudança e que se renova rapidamente.
A qualificação profissional funciona de forma a complementar a formação, seja ela de nível médio ou superior. "É a busca por outros tipos de conhecimento, que não os já aprendidos em sala de aula, com um grande valor muitas vezes surpreendente", afirmou a gestora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário