quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Francisco Seibel: um fotógrafo rural do Espírito Santo


Prezado Ronald Mansur ,
 
Tudo bom.
 
Gostaríamos de contar com seu apoio na divulgação da exposição itinerante “Francisco Seibel: um fotógrafo rural do Espírito Santo”. contemplada pelo Edital de Seleção de projetos nº 003/2012 da Secretaria de Estado da Cultura e que conta com a curadoria de Paulo de Barros e projeto expográfico de Attílio Colnago.
A mostra visa efetivar um encontro especial da população capixaba com um conjunto de cem fotografias oriundas do  maior acervo iconográfico em negativos de vidro do Estado do Espírito Santo, cerca de quatro mil peças produzidas entre os anos de 1930 e 1960, e que tem no seus conteúdos uma temática diretamente ligada à identidade cultural do Estado do Espírito Santo: a cultura rural pomerana e suas tradições.
A primeira exibição terá sua abertura no dia 04 de setembro no município de  Cachoeiro de Itapemirim e será exibida, ainda nesse ano de 2012 nos municípios de Santa Teresa – mês de outubro - e Nova Venécia – mês de novembro.
A mostra tem na sua concepção a produção de materiais gráficos - catálogos e folder/cartaz - contendo informações sobre o fotógrafo e a importância das suas imagens para o Estado do Espírito Santo e serão distribuídos nos municípios onde será exibida.
Em cada município onde a mostra será exibida acontecerá uma programação de cunho educativo que visa aproximar a comunidade dos conteúdos da mostra e do universo da fotografia pensadas como formação, dirigida a direção, funcionários, monitores, seguranças, etc. dos espaços onde esta será exibida e demais pessoas do município envolvidos com a mostra.  Palestra, dirigida a um público amplo e que tem como conteúdo a produção fotográfica do fotógrafo Francisco Seibel e a especificidade da fotografia  rural no Espírito Santo.
As ações educativas contam ainda com a realização de oficinas como    “Aprendendo a olhar pela fotografia” que será um encontro com professores de arte e a oficina “A conservação do patrimônio fotográfico” dirigida a um público amplo que tem interesse em conhecer sobre os cuidados com o patrimônio fotográfico.
O desejo e uns do objetivo da mostra itinerante é contribuir não só para dar visualidade a um patrimônio local, mas, sobre tudo, recompor a memória visual capixaba valorizando os  fotógrafos e seus acervos, e assim ajudando a construir uma memória gráfica no Estado.
 
Pergunto se seria possível a  realização de uma materia no jornal do campo. Aredito que seria muito interessante uma materia tendo como ênfase o fato do acervo fotográfico produzido por Francisco Seibel ser um dos elos que conectam a história da fotografia local ao universo da tradição rural originada pelos imigrantes em nosso estado,  fato que colabora para um aspecto peculiar na historia da fotografia no Espírito Santo em relação aos outros estados que vai ser a presença de fotógrafos em áreas rurais que nos deixaram uma importante iconografia tanto do século XIX, como do século XX.

 
Em anexo envio um texto detalhado sobre a mostra e também algumas imagens.
 
 
Deixo uma cordial saudação e meu muito obrigado
7 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
seibel_mostra-3.jpgseibel_mostra-3.jpg
828K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
seibel_mostra-4.jpgseibel_mostra-4.jpg
686K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
seibel_mostra.jpgseibel_mostra.jpg
959K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
seibel_mostra-6.jpgseibel_mostra-6.jpg
800K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
seibel_mostra-5.jpgseibel_mostra-5.jpg
790K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
seibel_mostra-2.jpgseibel_mostra-2.jpg
678K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
texto cachoeiro jornal .docxtexto cachoeiro jornal .docx
167K   Visualizar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário