O X Seminário Estadual de Saúde Natural Preventiva, realizado na “Igrejona” nos dias 24 e 25 de julho, trouxe a Vila Pavão representantes de 15 municípios para partilhar saberes e estimular as práticas terapêuticas naturais.
O evento vem sendo realizado no município há 10 anos. O público alvo são profissionais comprometidos com a medicina natural preventiva e outras pessoas interessadas em conhecer ou expandir conhecimentos acerca dessa herança cultural dos nossos antepassados.
A terapeuta holística, coordenadora da ACESA-ES, Genilza de Fátima Matiello, afirma que o trabalho de resgate dessa cultura em Vila Pavão está bastante avançado. Segundo ela, o município é uma referência no estado, se diferenciando dos demais municípios pelos seguintes aspectos: primeiro possui um bom horto medicinal. Depois conta o forte apoio do Poder Público Municipal e parceria com as igrejas que dão suporte ao projeto.
De acordo com ela, todos os anos, após a realização do seminário é feito uma reunião de avaliação, onde os participantes destacam os pontos positivos com o intuito de aperfeiçoar o trabalho. “O seminário deste ano não contou com um número muito grande de participantes, mas, por outro lado, as discussões em torno da medicina natural foram aprofundadas, aprimoradas e mais focadas no objetivo a ser desenvolvido”, avalia.
O secretário municipal de saúde, Ademir Teixeira Maria, comentou que graças ao trabalho que vem sendo realizado no município, a medicina natural vem ganhado destaque. “Consideramos importante o fato do município pavoense sediar o evento por vários anos consecutivos. Reiteramos nossa disposição em continuar apoiando iniciativas como esta que contribuam para o bem estar da nossa população. Aproveito a oportunidade para agradecer o empenho e competência das pessoas que contribuíram para a realização do evento”, disse.
Programação
Além de palestras e oficinas, os organizadores incluíram na programação uma noite cultural que contou com a exibição de um filme pelo Pavãozinho Cine Clube com temática voltada para a medicina popular.
Durante o seminário foi oferecido aos participantes, alimentação equilibrada natural que possibilitou a troca de experiências através da mudança do estilo de vida com atividade física regular e equilíbrio emocional, fundamentos que são complementados por recursos terapêuticos como a introdução de nutrientes funcionais (vitaminas, minerais etc), métodos de desintoxicação, fitoterápicos (plantas medicinais), e outros.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento da Saúde Natural Preventiva, em parceria com a Acesa (Associação Central de Saúde Alternativa do ES) e o Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, este ano, veio com o tema: “Repartindo Bênçãos” .
A abertura oficial aconteceu na manhã do dia 24 de julho. Contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Ademir Teixeira Maria, do professor da Universidade Federal de Viçosa-MG, Divaldo Loureiro Guimarão, pastor André Radins (IECLB), Padre Delci Correia, terapeuta holística e coordenadora do ACESA-ES, Genilza de Fátima Matiello, da presidente da ACESA-ES, Edna Vrlot, entre outros.
Pelestrantes
– Padre Delci Correia
– Divaldo Loureiro Guimarão (professor da Universidade Federal de Viçosa-MG).
Oficinas realizadas
– Equilíbrio energético e quiropraxia – terapeuta: Miguel Augusto Pralon;
– Massagem – terapeuta: Zulmira Seibert Raaertz;
– Terapia Comunitária – terapeuta: Gonçalo Dantas da Cruz;
– Movimento terapêutico – psicoterapeuta: Maria Genoefa Monico;
– Pilates – fisioterapeuta: Bruce Nascimento de Angelo;
– Homeopatia/Toque de Cura – terapeuta : Divaldo Loureiro Guimarães;
– Dieta da moda – nutricionista: Sibely Pereira Felix;
– Multimistura – Pastoral da Criança: Maria Marlene Bissoli Contarato;
– Florais – terapeuta: Ludiane Santos de Souza;
– Artesanato – artesão: Alzira Ramlow.
Nenhum comentário:
Postar um comentário