quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Saúde de Vitória faz prestação de contas dos primeiros quatro meses de 2015


Publicada em 12/08/2015, às 19h30

Wilbert Suave
Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúda na Câmara de Vereadores
Prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2015 aconteceu no Plenário da Câmara Municipal(Ampliar imagem)
Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúda na Câmara de Vereadores
Secretária de Saúde, Daysi Koehler Behning, apresentou os números e investimentos na área(Ampliar imagem)
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) apresentou nesta quarta-feira (12), na Câmara de Vereadores, a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2015. Dados da execução orçamentária e financeira mostraram que, em quatro meses, foi aplicado um total de 18,53% dos recursos em ações e serviços de saúde.
A rede municipal de saúde funciona com 66 equipamentos, como unidades de saúde, Consultório na Rua, Pronto-Atendimentos, vigilâncias, módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), centros de referência, entre outros. Além disso, a Semus trabalha com redes complementares contratadas e conveniadas.
"Todos esses equipamentos trabalham na promoção e na prevenção da saúde. Foram investidos em cada morador até o momento R$ 237,19 e um total de R$ 82.729.879,61", ressaltou a secretária de Saúde, Daysi Koehler Behning, que fez a apresentação no Plenário para uma plateia composta por vereadores, servidores públicos e lideranças comunitárias.

Consultas

A secretária mostrou que, no primeiro quadrimestre de 2015, foram reguladas 55.371 consultas, sendo que 30.909 foram realizadas pela rede própria do município. Já em relação aos exames de média complexidade, foram 22.808 e, de alta complexidade, houve um incremento de 20,9% de exames realizados em relação ao primeiro quadrimestre de 2014.
Entre as entregas feitas à população, Daysi Behning destacou os serviços de tratamento e aparelho ortodôntico para crianças com idade entre 4 a 10 anos, com 452 atendimentos e realizações de raio X panorâmico. Para pessoas com necessidades especiais, foram ofertados 39.528 procedimentos especializados.

Serviço de Orientação ao Exercício

"Para a promoção da saúde do capixaba, destacamos os 16 módulos do SOE, que realizaram, só neste período, 63.350 atendimentos e acompanhamentos nas atividades físicas", falou a secretária.
Na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, 300 mil preservativos já foram distribuídos e 35.641 testes rápidos foram realizados nas unidades de saúde e centro de referência.

Rede Bem Estar

A secretária destacou também o prêmio que a Rede Bem Estar recebeu nos Estados Unidos da América (EUA): “Arte do Bom Governo”. O prêmio foi entregue aos trabalhos que apresentaram critérios de impacto, sustentabilidade, capacidade de adaptação, inovação e participação cidadã.
"A Rede Bem Estar é um sistema construído e implantado pela Prefeitura de Vitória que interliga todos os equipamentos de saúde em uma rede e permite reunir no prontuário eletrônico de cada paciente dados produzidos em formatos diversos, como atestados, receitas médicas e exames, utilizando a assinatura digital", explicou Daysi Behning.

Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Matheus Thebaldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário