segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Programa “Reciclar é Saúde” orienta a população sobre a coleta seletiva em Nova Venécia


O Hospital São Marcos, em parceria com a Prefeitura de Nova Venécia, fez neste sábado, 1º de agosto, o lançamento oficial do programa “Reciclar é Saúde”. O evento foi na Praça Jones dos Santos Neves.  A programação incluiu oficinas de artesanato com produtos recicláveis, doação de mudas e orientação sobre a coleta seletiva.

 “Precisamos reciclar nossas atitudes. Precisamos de um ambiente mais limpo e saudável. Temos o pensamento equivocado de achar que tudo é lixo, mas na verdade, são materiais que se descartados da maneira correta, podem se transformar em outros produtos. Vamos reciclar nossas atitudes para nós e as futuras gerações”, disse o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Theomir Bassetti Filho.

“Esse evento é um marco histórico para o município, pois o trabalho de coleta seletiva está sendo expandido por toda a cidade e o projeto “Reciclar é Saúde” vem colaborar para fortalecer ainda mais. A coleta seletiva é algo que exige mudança de hábito, por isso, é importante a participação de toda a sociedade, inclusive de empresas. A coleta seletiva é um trabalho que não tem mais volta”, afirma o analista ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pedro Gonçalves.

O presidente da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Hospital São Marcos, Ulysses Pereira Silva, falou sobre a receptividade das pessoas sobre o projeto: “Nossa primeira impressão foi a melhor possível, a população está interessada em saber mais detalhes sobre o trabalho e a maioria quer ajudar o meio ambiente. Além disso, o cidadão que doar os materiais para a coleta seletiva estará colaborando financeiramente com o hospital, pois os resíduos serão vendidos para a empresa Terracycle. Os recursos serão destinados para a manutenção da entidade filantrópica”.

As irmãs Maria Genoveva Breda e Sirene Breda Ribeiro, são cidadãs empenhadas na coleta seletiva. Em casa, sempre separam o lixo úmido do seco. “Sempre separo o lixo e acho esse trabalho da coleta muito bom, excelente”, disse Maria Genoveva. Sirene Breda lembra a importância de servir como exemplo para os filhos: “Mesmo antes da implantação da coleta seletiva eu já separava o lixo seco do úmido. Acho muito interessante e também é uma forma de dar bom exemplo para os meus filhos. Com a coleta seletiva, a cidade vai ficar mais limpa e o meio ambiente agradece”.

Membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMARER) de Nova Venécia também prestigiaram o evento. Os catadores Sebastião Pereira de Souza, Jackson Doublei Jesus da Silva e Rosimar Fernandes, destacaram a importância da parceria com a Prefeitura de Nova Venécia e de como a reforma na estrutura, a compra de um caminhão para a coleta e outros auxílios dados pelo município trouxeram mais dignidade, segurança e orgulho aos catadores na execução dos trabalhos.

O programa “Reciclar é Saúde” tem como objetivo orientar a população sobre o descarte adequado dos seguintes materiais: lápis, lapiseiras, canetas, canetinhas, lápis de cor, marca texto, pincéis para quadro branco, apontadores, borrachas, esponjas, escova de dentes, creme dental e embalagens.

A empresa Terracycle será a responsável pela coleta dos materiais. A população poderá fazer o descarte desses produtos nos seguintes pontos de coleta: Supermercados Rondelli, Supermercados Cricaré, Supermercados Economia, Supermercados Betim, Veneza, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Nova Venécia, Hospital São Marcos, Supermercados São José, Supermercados Sagrada Família, Escola Estadual, Polivalente, EMEF Stanislaw, EMEF Claudina Barbosa, EMEF Veneciano, EMEF Tito Santos Neves e Padaria Filomena.

O evento é uma realização do grupo São Camilo com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Cultura e Meio Ambiente, Veneza, Supermercados Rondeli, Cricaré, Economia, Betim, São José e Sagrada Família e Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário